Administrar estoques pode ser uma tremenda dor de cabeça para muitos empresários ou lojistas, pois adquirir um estoque desnecessário pode fazer com que você perca dinheiro que poderia estar investindo em outro setor do seu negócio, já ter pouco estoque pode acarretar em perda de vendas, além de abrir mais espaço para sua concorrência.

Por isso, saber gerenciar o seu estoque é fundamental para lucratividade do seu negócio. Para lhe ajudar nisso, existe a chamada curva ABC, método de categorização de estoques de produtos acabados e de matéria prima que permite analisar e categorizar os produtos vendidos em uma loja por ordem de importância.

Benefícios dessa técnica

Entre os principais benefícios dessa técnica estão:

  • Organizar a lista de produtos do estoque da sua loja por preço de custo (o que vai mostrar os produtos de mais valor do estoque) ou por valor de venda (que vai indicar os produtos que mais trazem receita para o negócio).
  • Permitir que você melhore o mix de produtos da loja, descartando os que não vendem muito ou possuem baixo lucro para o seu negócio.
  • Evitar erros comuns, como um estoque com poucas unidades dos produtos mais vendidos ou acúmulo desnecessário de itens que vendem pouco.
  • Fazer uma classificação dos seus produtos por grau de importância, mostrando qual deles traz maior retorno para sua empresa.

Como a Curva ABC funciona

Dentro de cada loja, independentemente do segmento de atuação, uma ação importante para organizar e controlar o seu estoque é fazer a classificação dos produtos por volume de estoque e de vendas. Utilizando a técnica da curva ABC os produtos da sua loja devem ser divididos por grau de importância, valor ou quantidade, podendo ser classificados em 3 classes diferentes.

 A classe A, que corresponde aos produtos de maior importância, são aqueles produtos que sempre tem que ter na sua loja, pois além de serem os mais vendidos, são o chamariz da sua loja. São os produtos que você precisa dar maior atenção na gestão de estoque, visto que correspondem a uma porcentagem elevada do total de vendas. A classe B, por sua vez, são os produtos com importância intermediária e a classe C, os produtos de menor importância.

Como se classifica os produtos em A, B e C

Para identificar quais produtos se encaixam em cada curva, existe um modelo amplamente utilizado para cada classe de produto da curva ABC.

Para os produtos da Curva A é adotada a fórmula 80-20 para fazer a seleção desses itens, que consiste em selecionar 20% do total de produtos que juntos correspondem a 80% do total das suas vendas. Por exemplo, se sua loja possuísse 1.000 produtos ativos cadastrados e vendesse R$ 50.000,00 mensalmente, 20% deles, ou seja, apenas 200 produtos iriam corresponder a 80% da venda total, resultando em R$ 40.000,00.  Ou seja, são poucos produtos que geram a grande parte da receita.

Nos produtos de classe B, a curva é preenchida com 30% dos itens que juntos equivalem a 15% do total do seu faturamento. Utilizando-se do mesmo exemplo anterior (da loja de 1.000 produtos), os itens da curva B seriam 300, e eles representariam uma venda mensal de R$ 7.500,00, ou seja, bem abaixo do valor da curva A.

Para criar a curva C são selecionados os 50% do total dos itens que juntos vão equivaler a apenas 5% do faturamento total. Seguindo o mesmo exemplo acima, 500 produtos fariam parte da curva C e eles somariam apenas R$ 2.500,00 em vendas mensais.

Como gerenciar e analisar as curvas

Para organizar, classificar, controlar e analisar os produtos do seu estoque existe ferramentas prontas no mercado, como a Business Intelligence (BI), que faz parte do software Databusiness da Appelsoft, na qual é possível visualizar os dados de todos os produtos do seu estoque em questão de segundos de uma maneira automatizada, dinâmica e simples.

Essa ferramenta permite uma fácil interpretação de um grande volume de dados, dentro desse sistema existe uma planilha eletrônica que auxilia o lojista a construir a sua própria curva ABC, pois permite separar os dados relativos aos itens do seu estoque e de seus custos (para todos os produtos), organizando-os em ordem decrescente e nas classes A, B e C. Por isso não perca tempo tentando organizar sozinho seu estoque, use a tecnologia a favor do seu negócio! Fale com a Appelsoft para saber mais sobre o Databusiness e outras soluções que temos para o seu negócio.

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