logo

VOCÊ ESTÁ EM HOME >

BLOG

Data de publicação: 24/06/2020

EMPREENDEDORISMO: 6 dicas de sucesso para o seu negócio

Empreender é uma realização profissional mais intensa que existe. Ser autor de algo, dono do seu próprio negócio, ser seu próprio chefe, trazem grandes satisfações pessoais.

Todavia, para ter sucesso no negócio exige-se muito esforço, é preciso agir de forma assertiva e sobre pilares fortes para alcançar bons resultados, pois sem isso é impossível se obter êxito. Pensando nisso, a Appesolft Softwares Corporativos separou para você empreendedor 6 dicas de como alcançar o sucesso no seu negócio.

1.CRIATIVIDADE

Há muitos anos atrás seria loucura pensar que alguém pudesse vender chinelos de borracha e fazer tanto sucesso como as Havaianas ou quem imaginaria que um líquido preto com gás venderia tanto como a Coca-cola? Pois é! Essas marcas conhecidas mundialmente surgiram de pessoas que foram não somente capazes de ter uma ideia inovadora, mas também de implementá-la de forma criativa. Ou seja, somaram inspiração com trabalho e o resultado foi o sucesso absoluto.

O empreendedorismo e a economia criativa envolvem duas habilidades essenciais: o pensar e agir. Para isso é preciso ter: inventividade (poder para inventar e criar), inteligência e talento. E assim ser capaz de criar algo que seja genial e inovador.

Quando se fala em genialidade, é preciso fugir do que é convencional, de modelos prontos. Sendo necessário trazer soluções alternativas para algum produto ou serviço que já existe, é o chamado “pensar fora da caixinha”, o qual permite com que novas possibilidades e oportunidades sejam criadas.

Aliado a criatividade, existe também a inovação. Por isso, permita conhecer e atuar de diferentes formas no mercado atual, ampliando sua percepção acerca do seu público e negócio, criando outras ideias e ofertas, que assim certamente irá colher melhores resultados.

2. SABER DOS RISCOS

Todo empreendedor de sucesso precisa saber o que, como e onde arriscar. Para isso é necessário ele saber responder as seguintes questões:

  • O que eu preciso?
  • O que isso demanda?
  • Quais são os custos disso?
  • Qual o ROI (Retorno Sobre Investimento)?
  • Em quanto tempo, conseguirei retorno disso?

Grande parte dos empreendedores não sabem como medir isso, e muitas vezes se perdem e acabam arriscando inclusive tudo o que tem, por isso, nesse caso a ajuda de um contador e de softwares de gestão para controlar suas finanças se tornam vitais para ter sucesso.

3. ENTENDA O SEU NEGÓCIO

Entenda melhor o segmento do seu negócio, o Brasil é um país bastante conhecido pelo chamado “empreendedorismo de necessidade”, cada vez mais cresce novas empresas no país, porém, muitos empreendedores se lançam no mercado sem qualquer planejamento ou preparo, apenas com a finalidade de tirar uma renda extra ou mesmo o sustento da família.

Em alguns casos, empreendedores lançam-se na jornada empresarial sem antes pesquisar sobre o mercado em que desejam atuar. Por isso, antes de realizar o seu sonho de negócio, procure conhecer melhor o mercado que ele atua, é um mercado novo ou já está consolidado?, o que tem de novidades?;  descubra qual seu público alvo, entenda quais são as necessidades dele, quem são os potenciais compradores dos seus produtos e serviços, seus hábitos de compra e perfil; e avalie também seus concorrentes, quais são as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços que você pretende oferecer e busque se diferenciar.

4. FAÇA UM PLANEJAMENTO

Empreender não é como uma receita de bola, pois não existe uma receita para o sucesso. Entretanto, quando se fala de fracasso, quase sempre um motivo está presente: a falta de planejamento.

Para obter ótimos resultados a empresa precisa ser muito bem planejada. E isto se dá através de Planejamento Estratégico, no qual o empreendedor constrói toda a identidade cultural (missão, visão e valores) da empresa, cenário atual e futuro, as metas e os planos de ação para que todas as metas sejam atingidas.

Um Planejamento Estratégico forte possibilita à empresa ter foco nos resultados por meio da identificação rápida de erros para com isso melhorar a qualidade e quantidade das vendas, aumentando, assim, o ticket médio e a lucratividade da empresa. Existem muitas metodologias para a criação de um Planejamento estratégico e o ideal é contar com o auxílio de alguém capacitado que possa lhe oferecer suporte.

5. GERENCIE SUAS FINANÇAS

Para uma empresa obter sucesso no empreendedorismo é fundamental ter um bom planejamento financeiro para gerenciar o seu fluxo de caixa, os seus indicadores financeiros, a precificação dos seus produtos ou serviços e o controle das vendas.

Possuir esses pontos significa poder acompanhar a saúde financeira da empresa em tempo real para evitar problemas. Para lhe ajudar nesse pilar, existem ferramentas de gestão financeira no mercado que executam essas atividades de forma automatizada e de forma simples, com cálculos e planilhas prontas.

Através de uma gestão financeira eficiente se torna possível identificar seus produtos que mais geram lucro, eliminar despesas desnecessárias, otimizar gastos e aumentar os lucros a partir de uma precificação correta de cada produto ou serviço.

6. TENHA PACIÊNCIA

O último ponto, mas não menos importante, está na paciência e paciência e persistência que o empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso nos negócios. Pois empreender certo não acontece da noite para o dia, ou seja, até que você comece a ver os resultados é preciso investir, se dedicar e realizar suas ações com consistência tanto da empresa para dentro, quanto da empresa para fora.

E nem sempre é fácil ter paciência e fôlego, especialmente quando as coisas não vão muito bem, no entanto, uma pequena dose de calma e persistência é o que faz com que muitas empresas acabem perseverando, enquanto outras fecham. Continue tentando, independentemente dos fatores externos, como crise, sentimentos, cansaço, pois cedo ou tarde, o resultado irá chegar. Seja forte e persistente!

Assim a Appelsoft Softwares Corporativos conclui que não existe uma receita única na hora de empreender, mas os fatores apontados aqui estão presentes na grande maioria dos negócios que acabaram se destacando no mercado.

Por isso, para empreender com sucesso, use essas 6 dicas para engajar ainda mais o seu negócio e fazer com que ele prospere e conte com a gente para lhe ajudar, ok!