Com a mudança na forma de comprar estabelecida por conta da pandemia, as vendas online aumentaram e quem ainda não tem loja virtual está perdendo vendas e lugar no mercado. Estar na internet hoje é fundamental para ser visto e vender seu produto/serviço, porém, é muito importante ter um planejamento prévio antes de sair vendendo pela internet, pois com certeza isso fará uma grande diferença para o sucesso dos seus negócios.

Pensando nisso, a Appelsoft Software Corporativos separou para você empreendedor dicas de como montar a sua loja virtual. Confira abaixo os principais pontos chaves:

 

1. Pesquise seu nicho ou concorrência

Caso seja um novo negócio, antes de vender online é preciso se certificar em qual mercado seu produto ou serviço se encontra, se ele já existe, não faz mal! Porém, é fundamental conhecer quem são seus concorrentes, verificar o que eles já estão fazendo com sucesso, pois note que aqui há uma oportunidade para fazer algo melhor ou quem sabe até diferente do que o mercado já oferece.

 

2. Estude e crie sua precificação

Não esqueça de antes de dar preços aos seus produtos, verificar todos os seus custos para obter uma resposta nas vendas onlines, como seu Certificado SSL, hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, taxas de processamento de cartão de crédito, publicidade, frete, material de embalagem, entre outros.

 

3. Estruture bem seu sistema de envio e troca

Uma das coisas que mais costuma dar problema em loja virtual é o processo de entrega e troca dos produtos. Grande parte dos pedidos realizados no Brasil é entregue pelos Correios. No entanto, os Correios têm uma política rígida de proibições. As empresas que não puderem ser atendidas precisarão recorrer a transportadoras ou a algum tipo de entrega própria.

 

Portanto, ao se preparar para entrar no comércio eletrônico, pergunte a si mesmo:

  • Quais opções de transportadora você vai oferecer?
  • O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?
  • Irá enviar para qualquer lugar?
  • Como funcionará a política de troca?

 

Definir essas questões resultam em um bom pós-vendas também, pois deve-se entender que o processo de envio não deve ser um centro de lucro e precisa ser benéfico para quem comprar, e não só para quem vende. Uma vez que a percepção de tarifas de transporte excessivamente elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras online.

 

Existem ferramentas de e-commerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou permitem que você adicione rapidamente suas preferências – desde o transporte gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.

 

4. Alimente sua loja com informações completas

Sem dúvida a parte que mais dá trabalho numa loja virtual é a alimentação de dados, pois envolve tempo e dedicação do dono. Tirar fotos bonitas e que mostrem o produto, colocar todas as informações do mesmo, não só medidas e peso, mas também marca e principais características e detalhes do uso, tudo isso ajuda na hora de vender online.

 

Pois cada vez mais os consumidores online estão mais exigentes e pesquisam na internet os preços e características dos produtos que desejam. Ou seja, ter um comércio eletrônico com informações completas e pontos fortes dos produtos pode ser muito importante para que os clientes se sintam encorajados a comprar.

 

5. Escolha uma plataforma segura e fácil de gerenciar

Plataformas de e-commerce são sistemas que você pode usar para criar sua loja virtual, existem várias opções no mercado. O que vai lhe fazer escolher qual a melhor para o seu negócio será a que atende as principais questões para vendas online, como: alimentação dos produtos, análise de vendas, calculo de frete automático, integração a meios de pagamentos seguros, criação de cupons de descontos, avaliação do produto, adaptação com outras telas digitais, como celular e tablet.

 

Essa plataforma deve ser adequada para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente e oferecer suporte para o crescimento da loja. Além disso, todo o processo de compra deve funcionar de forma automática, sem a necessidade do cliente precisar contatar a empresa no momento que estiver comprando, a não ser para tirar alguma dúvida do produto. Por isso, contar com um bom sistema ERP é fundamental, pois este consegue automatizar processos de receber pedidos, emitir notas, entre outros; assim evitando ou reduzindo erros e, dessa forma, economizando tempo.

 

Agora que já conhece as 5 DICAS estratégias para criar sua loja virtual é hora de colocar em prática! Lembre-se de seguir todas as dicas para garantir o sucesso do seu negócio.

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