A administração de tempo dentro de uma empresa é um fator básico para garantir a boa execução das atividades. Isso pode até parecer óbvio, mas na verdade é um dos maiores desafios dentro do ambiente corporativo.
Uma pesquisa realizada na organização espanhola de recursos humanos Nexian mostra que apenas 50% da jornada de trabalho é produtiva e 15% do tempo é consumido em reuniões pouco eficientes, interrupções desnecessárias e tarefas que não fazem nenhuma diferença.
Não é segredo para ninguém que quanto mais atividades os profissionais fazem sem planejamento de tempo, mais aumenta a procrastinação. Dessa forma, quando não fazemos a gestão do tempo, gastamos energia desnecessária para realizar obrigações com menor grau de relevância. Essa sensação de descontrole gera estresse e desânimo.
Geralmente as oito horas de trabalho são suficientes para desempenhar todas as tarefas do dia, porém, sem foco, essas horas parecem render apenas alguns minutos.
O uso de softwares e o tempo
Pouco adianta tentar aplicar uma gestão de tempo na equipe sem pensar antes em uma gestão empresarial completa. É comum protelarmos as tarefas mais chatas, burocráticas ou que exigem mais tempo – é um hábito humano. Por isso, ferramentas de gestão, como ERPs, podem ser a solução nesses casos. Softwares de gestão facilitam o trabalho, otimizam o tempo e auxiliam na organização da empresa, pois eliminam a necessidade de retrabalho na hora de computar as informações.
Não existe uma única fórmula para lidar com a gestão de tempo, mas soluções tecnológicas práticas e algumas dicas ajudam a controlar a maneira com que as horas do dia são administradas.
Confira a seguir algumas dicas para diminuir a procrastinação no ambiente de trabalho:
1- Utilize a tecnologia a seu favor. Comece a usar softwares de gestão empresarial, que organizam e finalizam processos burocráticos, como emissão de notas fiscais, cadastro de clientes, controle financeiro e outros serviços.
2- Organize as atividades em nível de prioridade e faça as mais difíceis antes. Isso deixará você mais leve no restante do dia.
3- Estipule prazos para tudo, com cuidado para não criar prazos apertados para tarefas que exigem mais tempo.
4- Agende suas tarefas, seja escrevendo em um planner, agenda, ou utilizando softwares, sites e aplicativos.
5- Aprenda a dizer não. Caso você esteja sobrecarregado, explique que, no momento, não será possível entregar determinada tarefa no tempo solicitado. O estresse começa quando aceitamos mais do que somos capazes de aceitar.
Ter isso tudo em mente torna a sua rotina menos estressante, tente aplicar no seu dia a dia sem esquecer, é claro, da pausa para o cafezinho.
E se você quiser saber como um software de gestão pode diminuir a procrastinação na sua empresa, fale com um de nossos representantes pelo chat ou faça seu cadastro bem rápido que entramos em contato com você.