logo

VOCÊ ESTÁ EM HOME >

BLOG

Data de publicação: 28/06/2021

Como Montar um Plano de Manutenção para Minha Frota?

Cuidar da frota é primordial para evitar prejuízos financeiros, por isso, através de um bom sistema de gestão, é possível fazer a manutenção preventiva da frota. Existem fatores que são primordiais para o sucesso desse plano de manutenção, por exemplo, analisar a quilometragem, comprar peças de boa qualidade, etc.

A manutenção preventiva é o método atual que ajuda a evitar custos, já que tem o intuito de evitar imprevistos.

 

 

8 dicas para elaborar um plano de manutenção preventiva frota eficiente!

 

É fato que planejar a manutenção preventiva da frota é essencial para evitar o prejuízo no fim do mês, no entanto, poucos gestores conhecem o passo a passo para elaborar, por isso, listamos abaixo 8 procedimentos que deverão ser executados na hora de realizar o procedimento, confira:

 

1º  É necessário levantar os dados

O plano de manutenção somente é realizado com um bom levantamento de todas as informações, dessa forma, a empresa consegue entender qual é a verdadeira situação dos veículos, e quais suas necessidades de manutenção.

 

Com o auxílio de um dossiê, a manutenção preventiva da frota torna-se possível, através de suas informações há como saber a quilometragem atual, a idade do veículo, quais são as manutenções que já foram executadas, etc.

 

Não esqueça de checar o manual de informações do fabricante do veículo, neste manual você encontra informações sobre peças, autorizadas, e tudo o que for necessário para deixar o veículo em dia.

 

2º Estipule um orçamento

De fato não há como controlar o financeiro da empresa, sem definir corretamente o orçamento, afinal, se você necessitar de reparos nos veículos de sua frota, será necessário reservar recursos, entre em contato com as oficinas para saber quais os melhores preços de sua região.

 

Se você não deseja atrair transtornos para a manutenção, procure reservar um percentual do faturamento para eventualidades, este procedimento é eficaz principalmente para empresas que possuem muitos veículos.

 

Defina valores mensais e anuais para a manutenção preventiva da frota, deixe tudo registrado em nosso sistema, dessa maneira, todos os gestores poderão acessar esta informação.

 

3º Determine o tempo dos check-ups

Todo o check-up deve ter um período, no entanto, alguns fatores como o uso do veículo acabam influenciando na formação desse período, você não deve deixar de analisar as horas de uso, que ficam registradas no horímetro e na quilometragem.

 

Assim, conseguimos perceber que, os carros mais antigos estão mais vulneráveis, e por isso, as chances de apresentar defeitos são ainda maiores. Quando consultamos o fabricante, também podemos ter uma noção do período mínimo para levar o veículo para a manutenção.

 

4º Faça check list de checagem

Através de um check list a empresa consegue descobrir quais são os componentes que necessitam de manutenção preventiva, você poderá checar dados como:

 

  • ✔ Fluídos;
  • ✔ Pneus;
  • ✔ Itens de segurança, etc.

 

A quilometragem e o tempo poderão orientá-lo, assim, você saberá qual o momento de encaminhar seu veículo para a manutenção ou para a revisão.

 

5º Consulte a situação de cada componente

Todos os componentes deverão ser analisados para a manutenção preventiva da frota, tudo deverá ser registrado no momento em que o veículo chegar na oficina, as informações que mais são armazenadas são: ruídos e demais problemas ligados à direção.

 

Se você deseja criar um plano de manutenção eficaz, é necessário seguir os passos abaixo:

 

  • ✔ Lubrificação;
  • ✔ Mecânica;
  • ✔ Elétrica;
  • ✔ Funilaria e pintura;
  • ✔ Borracharia;
  • ✔ Tapeçaria.

 

Não esqueça de obter sempre peças originais e de qualidade, de preferência compre diretamente com o fabricante do veículo, ou em lojas credenciadas.

 

6º Desenvolva um cronograma

Com a ajuda da manutenção preventiva da frota, é possível saber em que momento o veículo deverá permanecer parado para a averiguação. Se você é gestor de frotas, fique atento para não encaminhar mais de um carro para revisão e manutenção.

 

Você deverá estabelecer uma lista em ordem decrescente, e encaminhar somente aqueles veículos que estão em situação mais crítica, após fazer este cronograma, verifique a disponibilidade de atendimento com a oficina, é necessário informar todos os envolvidos no processo desde o motorista até o cliente.

 

Afinal, sabemos que a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento de atuação.

 

7º  Não esqueça dos indicadores de qualidade

Fazer a elaboração de relatórios de acompanhamento é essencial para saber se a empresa está tendo lucro, ou prejuízo. Cada etapa do plano de manutenção deverá ser de responsabilidade do gestor que está acompanhando.

 

Cada gestor é quem determina quais são os indicadores de produtividade que deverão ser analisados, se você escolher períodos para análise, é possível detectar erros e acertos para fazer melhorias em sua gestão.

 

Através desse tipo de análise, também há possibilidade de acompanhar as despesas e quais são as tarefas que serão realizadas dentro daquele período.

 

8º Tenha um histórico de suas manutenções

Somente com um histórico de manutenção preventiva da frota, a empresa consegue fazer comparação de dados, para saber se realmente houve melhorias com estas manutenções, há também como saber quantas vezes foi necessário contratar serviços de manutenção preventiva, etc.

 

Trata-se de um documento de registro de todos os veículos que compõem a frota da empresa, dessa forma, é possível garantir que os serviços serão entregues dentro do prazo estabelecido, e ainda, pode contribuir para fazer a avaliação de qualidade.

 

Com este tipo de histórico, a empresa consegue descobrir quais são as oficinas que entregaram o melhor serviço, e se entregaram dentro do prazo, etc. Lembre-se que, estas informações devem ser registradas no sistema periodicamente.

 

É importante colocar todos os dados relevantes, e que no futuro ajudarão na tomada de decisão, e também podem trazer melhorias significativas na gestão de sua frota.

Conte com um sistema automatizado para sua manutenção preventiva!

O Frota Certa é o melhor sistema de automação de frotas da cidade de Chapecó, nosso sistema é moderno e 100% nacional, ao adquirir você terá acesso às seguintes funcionalidades:

 

  • ✔ Controle de combustível;
  • ✔ Controle de documentos;
  • ✔ Controle de manutenções;
  • ✔ Controle pneus;
  • ✔ Locação de veículos;
  • ✔ Módulo turismo, etc.

 

Portanto, somente com uma manutenção preventiva da frota é possível garantir que a gestão de sua frota traga bons lucros para a sua empresa, se você quer conhecer nosso sistema integralmente, então faça uma demonstração agora sem compromisso!