logo

VOCÊ ESTÁ EM HOME >

BLOG

Data de publicação: 14/06/2021

Como Gerenciar uma Frota de Caminhões

Conseguir gerir uma frota demanda sabedoria, conhecimento em gestão de equipes e controle de custos, tudo isso poderá ser realizado graças a um sistema que permite gerenciar a frota de caminhões, a frota poderá obter o sucesso financeiro esperado se você cuidar de todos os detalhes necessários para evitar prejuízos.

 

Mostraremos um pequeno guia, que ensinará como fazer este gerenciamento, dessa forma, você orientará também seus funcionários para que eles possam ter bom desempenho.

 

 

8 passos para gerenciar a frota de caminhões corretamente!

 

Através de um sistema de frotas, sua empresa poderá gerenciar seguindo os seguintes procedimentos a seguir:

 

1º Faça um planejamento de custos

Para que possa entregar um resultado eficaz, a gestão de frotas deverá fazer controle dos valores, se você deseja que isso se torne possível, saiba que é necessário verificar os seguintes itens:

 

  • ✔ Custos por viagem;
  • ✔ Custo por motorista;
  • ✔ Custo por manutenção e troca de peças;
  • ✔ Custos com abastecimento, etc.

 

Nosso sistema fornece relatórios onde há possibilidade de acompanhar esses dados em qualquer lugar do Brasil, basta apenas ter acesso à internet. Esses relatórios também são importantes para facilitar o corte de gastos na empresa, os gestores devem avaliar com muita cautela quais serão os gastos excluídos.

 

2º Crie um calendário de manutenção preventiva

A manutenção preventiva ajuda a diminuir muitos desperdícios com os veículos, por isso, ter um calendário é útil para saber quando encaminhar os veículos para a manutenção. A redução de custos é a maneira mais eficaz de não prejudicar a saúde financeira de sua empresa, cortar investimentos com esse tipo de manutenção é fatal para qualquer empresa de frota.

 

3º Escolha um bom óleo lubrificante

O conserto geral de caminhões poderá ser evitado apenas com o uso de um lubrificante correto, para escolher o lubrificante ideal para cada carro, é necessário ficar atento com as informações que constam no manual.

 

Se deseja melhorar a performance de seu veículo, não deixe de seguir todos os procedimentos que estão no manual, para utilizar outro produto que não esteja descrito pelo fabricante, você deve observar quais são as características que este produto possui.

 

Sempre que pesquisar sobre lubrificante, analise os 3 pontos que apresentaremos a seguir:

 

  • ✔ Durabilidade do motor;
  • ✔ Economia de combustível;
  • ✔ Limpeza interna.

 

Não esqueça também de consultar sobre a credibilidade da empresa onde pretende comprar o lubrificante, verifique se atende os protocolos de segurança, etc.

 

4º Desenvolva um planejamento de frotas eficiente

Planejar as rotas é extremamente necessário para evitar transtornos, como trânsito e vias com buracos, por exemplo. Se você deseja melhorar o serviço de sua transportadora, o planejamento de rotas é o método mais eficiente.

 

Para conseguir definir seu percurso, não deixe de averiguar quais são as restrições de seus clientes, é necessário saber quais são os horários e qual é a ordem de recebimento. Saber quais são as especificidades, ajudará a diminuir o risco de devoluções, e também os custos com entregas.

 

5º Tenha um sistema de monitoramento de imagens

Para manter as rotas em vigência, um bom sistema de monitoramento de câmeras poderá ser extremamente útil, além disso, garante uma maior segurança e controle dos motoristas, auxilia os gestores que poderão manter um fluxo constante de informações.

 

Através desse acompanhamento, gerenciar a frota de caminhões torna-se possível, pois é possível fornecer informações ao cliente a respeito da entrega de seu produto. Dessa maneira, o suporte operacional da frota é mais eficaz.

 

6º Invista em treinamento

O treinamento é fundamental para obter sucesso ao gerenciar a frota de caminhões, a educação e treinamento dos motoristas é extremamente útil para evitar multas, acidentes e outros gargalos que poderão ser prejudiciais para qualquer empresa de frotas.

 

A boa conduta que os motoristas apresentam, resultará em bons resultados de balanço financeiro. Um motorista bem treinado proporciona uma equipe engajada, tornando o ambiente mais agradável e lucrativo.

 

7º Adquira cartões automáticos para pedágio

Os cartões automáticos são excelentes para quem deseja otimizar o tempo de deslocamento, existem empresas que poderão oferecer descontos, por isso, procure estabelecer parcerias com empresas que emitem esses cartões.

 

Após automatizar todo o processo, é possível manter organizada a gestão desses custos, a saúde econômica de sua empresa estará protegida, e ainda, é possível evitar equívocos financeiros.

 

8º Escolha um bom sistema de gerenciamento

Nosso sistema de Frotas é 100% nacional, e pode ser consultado a qualquer momento, apenas é necessário ter acesso à internet. Você poderá analisar relatórios que facilitarão a sua tomada de decisão, veja quais são os principais benefícios que nosso sistema tem para oferecer:

 

  • ✔ Diminuição de custo com manutenção;
  • ✔ Controle de gastos;
  • ✔ Otimiza a produtividade;
  • ✔ Frotas sempre disponíveis;
  • ✔ Facilita a tomada de decisão.

 

Graças às análises de relatórios, é possível identificar por exemplo, quais são os veículos que necessitam de melhorias, quais são os motoristas com melhor desempenho, e quais necessitam de um treinamento de reciclagem, etc.

 

Nossa empresa possui uma equipe de suporte própria, que está sempre à disposição para esclarecer alguma dúvida, também temos documentação online, em formato de vídeo que poderá ser consultada sempre que houver necessidade.

 

Então, se deseja verificar na prática como é gerenciar a frota de caminhões, apenas peça uma demonstração gratuita preenchendo o formulário, ou se preferir fale com nossa equipe através do telefone de suporte.

 

Se você reside no município de Chapecó e está necessitando de um sistema para gerenciar sua frota, venha conferir as soluções que temos disponível para sua empresa. Temos custo/benefício favorável, e se preferir também podemos desenvolver um módulo personalizado que atende às suas necessidades.

 

 

Experimente o Frota Certa agora mesmo!

 

O Frota Certa é o mais completo do mercado para a gestão de frotas, você consegue consultar todas as informações necessárias para gerenciar a frota de caminhões, em tempo real e em qualquer lugar do Brasil.

 

Veja os módulos desenvolvidos por nossa equipe, para facilitar o gerenciamento de forma 100% eficiente:

 

  • ✔ Controle de combustível;
  • ✔ Controle de documentos;
  • ✔ Controle de manutenções;
  • ✔ Controle de pneus;
  • ✔ Módulo de locações de veículos;
  • ✔ Módulo de turismo;
  • ✔ Módulo fretamento;
  • ✔ Módulo viagens;

 

Portanto, conheça agora na íntegra todos os benefícios de nosso sistema, melhore a gestão de sua frota e veja suas margens de lucros aumentarem incrivelmente a cada mês. Teste e comprove!