logo

VOCÊ ESTÁ EM HOME >

BLOG

Data de publicação: 16/04/2020

6 DICAS de estratégias para sobrevivência do seu negócio

Neste momento de quarentena, a necessidade é não deixar a economia parar e garantir que os bens de consumo continuem a chegar aos consumidores que estão em isolamento em casa para frear o avanço do Covid-19. Pensando nisto, a Appelsoft separou para hoje 6 dicas para você elaborar estratégias no seu negócio e passar por este momento de incerteza mais seguro e protegido.

Confira abaixo quais são as dicas para melhorar as estratégia do seu negócio:

1º Faça um plano financeiro

Agora que tem mais tempo em casa, aproveite para analisar melhor seu fluxo de caixa e todos os custos que envolvem seu negócio, prestando mais atenção nos detalhes que antes na correria do dia a dia do seu trabalho não conseguia ver. Reorganize os pagamentos que podem esperar e termine com os que não são necessários neste momento. A contenção é fundamental para reduzir os desperdícios que antes não eram vistos.

2º Fale com seus funcionários

Diante desse cenário conturbado, manter sua equipe calma e colaborando para que as atividades não parem é essencial para que a situação se amenize e não fuja do controle. Se comunicar sempre com a equipe também ajuda a controlar a insegurança dos seus funcionários e não afetar a produtividade da sua equipe, seja verdadeiro com eles, esclareça as dúvidas e acalme as especulações.

3º Foque em resultados rápidos

Geralmente, o faturamento é o primeiro a ser abalado por conta da crise. Para minimizar o impacto em projeções de caixa, foque em resultados mais rápidos, em produtos e serviços self-servisse, que não precisam de negociação e que o processo de compra e venda não seja tão lento. Uma boca dica é ter um e-commerce para vender mais rápido! Assim, ganhará agilidade e o faturamento responderá mais rapidamente.

4º Descubra oportunidades

Agora é o momento de pensar fora da caixa, de buscar seu lado criativo e inovador como empreendedor, se atente para novas possibilidades de mercado, pesquise mais sobre seu negócio, analise a concorrência e o seu principal consumidor. Confira se não pode inovar em novas soluções para os seus produtos e serviços, pois situações que nos tiram da zona de conforto são ótimas para impulsionar novos negócios.

5º Negocie sem medo

Não tenha medo de negociar com seus fornecedores e funcionários. Busque o melhor preço com seus fornecedores, que também estão sofrendo pela diminuição da demanda, se não conseguir negociar no preço, tente maiores prazos. Já com seus funcionários, você pode tratar melhores condições de trabalho, dentro dos limites estabelecidos pela legislação, para que não haja demissões.

6º Use a tecnologia a seu favor do seu negócio

Diante do cenário da pandemia, descubra como aproveitar de forma melhor a tecnologia que você possui, que tal mexer naquelas ferramentas do seu sistema ERP que você nunca deu bola, como a parte de planejamento ou de controle? A tecnologia tem o poder de facilitar sua rotina, permitindo que as tarefas sejam feitas mesmo à distância, a comunicação flui sem que todos precisem estar no mesmo local através de processos automatizados.

Use todos os benefícios que seu software de gestão lhe oferece. Nessa dica em especial, a Appelsoft softwares corporativos pode lhe ajudar, por isso, fique a vontade para tirar dúvidas de como mexer em qualquer recurso de nossos sistemas, nossa equipe de suporte está em sua inteira disposição! E caso ainda não conheça nossos produtos, entre em contato!