1. Quais produtos estão encalhados no estoque?

Você sabe quais produtos estão parados no seu estoque há mais de seis meses? E há mais de um ano? Esses produtos podem significar dinheiro parado e um grande prejuízo para o negócio.

Ao descobrir o que está encalhado, você pode decidir não comprar mais determinados produtos ou mesmo fazer uma promoção, reduzindo o prejuízo e reinvestindo em produtos mais rentáveis. Além disso, é possível estabelecer uma quantidade máxima em estoque para esses produtos, de modo que sua quantidade esteja equilibrada com a demanda dos clientes.

2. Quais produtos estão faltando no estoque?

O cliente procurou um produto e você não o achou no estoque? Se isso acontece, é preciso prestar atenção: estes produtos podem ser os ovos de ouro do seu negócio e deixá-los faltar pode significar perda de oportunidades.

Procure perceber a frequência de venda destes produtos. Isso te ajudará a entender o quão rápido eles se esgotam e, assim, tomar algumas decisões. Por exemplo: você pode conseguir novos fornecedores para diminuir o risco de o produto faltar caso algum fornecedor não possa lhe entregar no prazo combinado. Você também pode negociar condições comerciais melhores, como comprar mais unidades por um preço mais barato, além de conseguir descontos no frete.

Você pode ainda tomar mais duas ações importantes em relação a esses produtos: definir um tempo médio para reposição e estabelecer uma quantidade mínima em estoque.

3. Qual é a condição dos produtos que estão em estoque?

Existem produtos com a validade próxima da data de vencimento ou mesmo vencidos? Algum deles está danificado? Há produtos obsoletos, que já saíram de moda ou que já foram substituídos por modelos mais modernos? Fique atento: além de ter prejuízos, sua empresa pode causar danos aos consumidores que adquirirem produtos fora da sua condição de consumo.

Neste caso você precisa tomar decisões importantes, como promover rapidamente uma promoção para que esses produtos possam ser vendidos, ou mesmo ter atitudes drásticas: jogar fora produtos que não podem mais ser vendidos, assumindo o prejuízo.

4. Quais são os produtos mais e menos importantes do seu estoque?

Alguns produtos vendem muito, mas possuem uma pequena margem de lucro. Outros vendem pouco, mas geram um grande retorno financeiro.

Conhecer a característica de cada produto no seu estoque te ajuda a decidir se é melhor comprar uma quantidade maior de produtos caros, mas que são vendidos facilmente, ou comprar uma quantidade menor de produtos mais baratos, mas que não vedem tanto.

5. Qual é o valor total investido em produtos que estão no estoque?

Estoque é dinheiro em forma de produtos. Você sabe quanto dinheiro sua empresa tem no estoque? O quanto esse valor representa em relação ao dinheiro disponível na sua empresa? Será que não tem mais dinheiro parado no estoque do que circulando no negócio?

Estas respostas podem ser essenciais para decidir não comprar mais produtos novos ou ainda para diversificar o estoque, melhorando o leque de produtos.

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