logo

VOCÊ ESTÁ EM HOME >

BLOG

Data de publicação: 27/09/2021

Controle de Combustível da Frota – Como Fazer

O combustível é um dos itens mais caros para a manutenção de uma frota, por isso, mostraremos a seguir, como realizar o controle de combustível, a partir desse controle sua empresa conseguirá manter uma ordem no setor financeiro, evitando com isso, prejuízos irreversíveis.

 

 

10 dicas para garantir controle de combustível em sua frota!

 

O controle de combustível é imprescindível para garantir o sucesso de uma frota, apresentaremos abaixo, algumas dicas que ajudarão a manter o combustível em ordem:

 

1º Tenha controle sobre a quilometragem

A quilometragem poderá afetar diretamente o departamento financeiro de uma frota, você deve realizar o monitoramento para verificar quais são os veículos que já estão muito rodados. Nosso sistema permite realizar o acompanhamento em tempo real, para facilitar o dia a dia dos gestores de frotas.

 

2º Escolha os padrões dos veículos

Para frotas próprias, é recomendável escolher carros mais econômicos, se os veículos forem dos próprios colaboradores é possível definir a marca e o modelo para deixar o atendimento padronizado, assim a redução com custos de combustíveis é expressiva, já que os carros de maior consumo não serão utilizados.

 

3º Estabeleça parcerias com postos de combustíveis

Abastecer em postos de confiança, ajuda a evitar a famosa “gasolina batizada”, que danifica ainda mais o motor, além disso, é possível evitar também preços abusivos, pois existem alguns postos que oferecem programa de fidelização de clientes, com a ajuda do nosso sistema também será possível detectar quais são os carros que estão abastecendo mais.

 

Sua frota poderá obter muitas vantagens com esta parceria, por exemplo, maior prazo para pagamento, desconto no preço do combustível, etc.

 

4º Faça revisões corretivas nos veículos

A revisão e manutenção poderá impactar diretamente no consumo de combustível, por isso, esteja em dia com a manutenção de sua frota. Os veículos que não são revisados com frequência, poderão dar duplo gasto para a empresa, pois consomem mais combustível e também há maior risco de acidente.

 

Procure realizar sempre uma mecânica preventiva, logo, sabemos que a mecânica corretiva costuma ter um custo muito maior para os gestores de frotas.

 

5º Tenha um sistema eficiente

Nosso sistema possui uma tecnologia moderna, que permite realizar muito além do controle de combustível, com nossos módulos os gestores conseguem identificar possíveis melhorias para aumentar a produtividade, liberamos diversos relatórios que permitem, por exemplo, detectar qual é a média de consumo de cada veículo, etc.

 

6º Treine sua equipe

Um dos principais meios de evitar prejuízos financeiros é treinar seus funcionários, este é um assunto que está sempre presente quando falamos sobre frotas, logo o treinamento é uma ferramenta importante para conscientização de toda a equipe.

 

Os cursos explicativos deverão abordar os seguintes temas: maus hábitos na direção, aceleração em excesso, uso indevido das marchas, este tipo de treinamento também é eficaz contra o desperdício de combustível.

 

7º Planeja suas rotas

Esta é uma das dicas clássicas, antes de escolher um caminho é necessário verificar o estado das rodovias, engarrafamentos, sinais de trânsito, estes procedimentos ajudam a evitar o mau comportamento dos motoristas, má qualidade dos carros e carros sem manutenção.

 

Estas precauções fazem muita diferença na hora de fechar o caixa do mês, por isso, este tipo de planejamento é eficaz e ainda garante bom funcionamento dos carros.

 

8º Observe o peso dos veículos

É óbvio que veículos mais pesados acabam consumindo maior quantidade de combustível, é importante ter atenção a este detalhe pois em alguns casos, o sobrepeso poderá trazer prejuízos, por outro lado, se a empresa encaminhar outro veículo os custos com combustível poderão ser ainda menores.

 

9º Tenha cuidado com o tempo ocioso

O tempo ocioso é prejudicial ao desempenho das frotas, o que afeta também  o custo dos combustíveis, para evitar este tempo ocioso é importante realizar o rodízio de veículos, este procedimento ajudará na redução de custos de combustíveis e também com a manutenção mecânica.

 

10º Aprenda a prever os gastos

A previsão de gastos é essencial para a realização de planejamento de rotas e de escolha da frota, entender qual é o gasto que cada veículo poderá trazer é importante para ajudar a prevenir imprevistos, podemos também evitar desperdícios com o abastecimento do veículo.

 

Não deixe de conferir os relatórios que temos disponível em nosso sistema e comece a desenvolver um plano de controle de combustível para sua empresa. Nosso sistema possui documentação em português, caso preferir entre em contato com nossa equipe.

 

 

Conclusão

 

Portanto, experimente agora mesmo nosso sistema e tenha um controle de combustível eficiente para a sua Frota, experimente por 30 dias os demais módulos de nosso sistema, caso queira algo específico fale com nossa equipe hoje mesmo.