Os custos com frota costumam ser muito caros para as empresas que administram veículos para transporte e locomoção, mostraremos como reduzir custos da frota através de um sistema moderno, intuitivo e 100% nacional, com suporte em idioma português.

 

 

8 Dicas para reduzir custos da frota que todo gestor deve aplicar!

 

A gestão de uma frota é fundamental para evitar prejuízos, inclusive com relação a empresas que possuem muitos veículos, por isso, apresentaremos algumas dicas para ajudar na redução de custos:

 

1º  Mantenha os motoristas qualificados 

Um funcionário bem treinado é um ótimo investimento para as empresas, afinal, sabemos que em uma frota a forma como o veículo é conduzido poderá minimizar de maneira significativa o impacto do desgaste.

 

É necessário que os motoristas tenham total conhecimento sobre as técnicas de boa condução, com um bom treinamento, o motorista conseguirá planejar sua viagem e terá mais cuidado com o acelerador. Somente o combustível poderá ser diminuído em até 33%, quando o veículo é bem utilizado.

 

A queda do custo com combustíveis também refletirá na manutenção da frota, por isso, as empresas deverão conscientizar sobre a importância de manter o veículo conservado.

 

2º Escolha o melhor caminho

Independente se a viagem é mais longa ou mais curta, existem caminhos que poderão gastar mais combustível, promovendo uma otimização de suas rotas para evitar desgaste de pneus. O planejamento de uma rota, poderá ser realizado com o auxílio de um software de roteirização.

 

Alguns aplicativos também possuem monitoramento de veículos em tempo real, se houver algum problema será enviado um alerta imediatamente.

 

3º Invista em manutenções preventivas

A falta de manutenção preventiva poderá causar prejuízos irreversíveis, as manutenções mais importantes são troca de óleos e de filtros, com um software de frotas eficiente, é possível criar um plano para a manutenção preventiva, além disso, existem muitos softwares que também emitem alertas quando há necessidade de realizar alguma manutenção.

 

4º Acompanhe os gastos dos veículos

Esta é uma das maneiras mais eficazes de reduzir custos da frota, o sistema de gestão permite controlar despesas com manutenção, pneus e viagens, o acompanhamento também é realizado através de relatórios. Assim, é possível comparar os gastos com o veículo e as metas de orçamento estabelecidas pela empresa.

 

5º Monitore todas as operações

As viagens de sua frota poderão ser monitoradas com dispositivos de rastreamento veicular, assim é possível descobrir a localização exata de seu veículo, você também é capaz de monitorar as atividades que estão sendo exercidas, por exemplo, descarga, aguardando para carregar, etc.

 

6º Estabeleça parcerias com postos de gasolina

As parcerias são excelentes para diminuir custos com combustível, antes de escolher um posto para este tipo de parceria, é necessário fazer uma pesquisa para saber qual posto apresenta o melhor preço, além disso, alguns postos disponibilizam plano de fidelização.

 

É possível obter resultados satisfatórios a médio e longo prazo, já que o combustível costuma ter um custo alto para todos os brasileiros.

 

7º Não descuide da segurança dos veículos

Além de investir em um bom seguro para a sua frota, também é necessário investir em bloqueadores, rastreadores via GPS e um sistema de monitoramento no veículo, dessa forma, será mais difícil subtrair a carga e o gestor poderá chamar a polícia enquanto estiver realizando o acompanhamento.

 

8º Defina um planejamento orçamentário

O planejamento ajuda a reduzir custos da frota, pois em conjunto com o departamento financeiro será possível estabelecer um limite de custos para combustível, com a ajuda de um sistema de gestão de frota conseguimos identificar desvios e excessos, dessa maneira, evitamos que haja problemas com relação à lucratividade da empresa.

 

 

Quais frotas é possível administrar?

 

Através de nosso sistema, você poderá gerenciar frotas de qualquer tamanho e modelo de veículos, veja os modelos mais comuns abaixo:

 

  • Caminhões;
  • Automóveis;
  • Ônibus;
  • Vans;
  • Motos;
  • Equipamentos;
  • Embarcações;
  • Máquinas e equipamentos.

 

Nosso sistema é intuitivo e prático de utilizar, temos suporte em idioma português, os principais módulos de nosso software são: controle de documentos, módulo turismo, controle de fretamento de viagens, módulo de locação de veículos, etc.

 

A administração correta de frotas é imprescindível para evitar reclamações por parte dos clientes, além de ajudar a manter um bom desempenho dos funcionários. Conheça nosso sistema agora mesmo, baixe gratuitamente para testar nossos módulos, caso desejar algo específico de acordo com as necessidades de sua empresa, fale com nossa equipe.

 

 

Experimente gratuitamente nosso sistema!

 

Portanto, aproveite e baixe nosso sistema para experimentá-lo, caso seja necessário também podemos customizá-lo conforme às necessidades de sua empresa. Nosso sistema disponibiliza planos onde é possível gerenciar até 200 veículos, evitando com isso, prejuízos financeiros.

Para que Serve Automação Comercial?

Gestão Financeira no seu Negócio: O Que Cuidar?

5 Dicas para Reduzir o Consumo de Combustível da Frota