Você sabe como controlar seu estoque de maneira segura e eficaz? Mostraremos aqui, como é possível garantir um bom controle de estoque através de um sistema que proporciona eficiência e segurança, este tipo de controle é que ajuda a garantir os lucros em uma empresa.

Através de um bom gerenciamento do estoque, é possível saber qual é a quantidade exata de produtos. Uma boa gestão de estoque, também tem a função de proteger a contabilidade da empresa, e evita desvios sobre o lucro líquido.

 

 

O que é o controle de estoque? Aprenda aqui!

 

Atualmente, vários fatores influenciam no preço dos produtos, e um deles é exatamente o controle de estoque, afinal, não adianta ter um estoque cheio de produtos, e completamente desorganizado com produtos que estão próximos da data do vencimento.

 

Se você não quer ter prejuízos em sua empresa, é necessário ter uma boa gestão de estoque, a mercadoria parada representa dinheiro para sua empresa, trata-se da parte do capital de giro que representa um custo para sua companhia.

 

Um bom sistema de gestão de estoque, deve permitir mapeamento de processos, incluindo micro e macro etapas, as informações ajudam a prosseguir com as etapas necessárias para este controle, assim  é possível estabelecer uma boa estratégia.

 

Seu estoque deve ser seguro, principalmente se você trabalha com produtos químicos, e com produtos altamente inflamáveis, caso a sua empresa trabalhe com Delivery a data de vencimento dos produtos é de extrema importância para garantir a qualidade nos serviços.

 

 

Quais são os tipos de estoque?

 

Para ajudá-lo a montar um bom gerenciamento de estoque, saiba que atualmente existem diversos tipos de estoque nas empresas, assim, você realizará um bom controle de estoque com a ajuda de nosso sistema de gestão, veja abaixo, os principais tipos de estoque que existem:

 

1º Estoque de antecipação ou sazonal

Se refere às datas comemorativas, aqui no Brasil, no decorrer do ano existem épocas onde há um pico de compra, veja quais são essas épocas:

 

  • Dia das Mães;
  • Natal;
  • Dia dos Namorados;
  • Carnaval;
  • Dia dos pais;
  • Páscoa.

Conforme a Revista E-commerce Brasil, o Natal é a época com maior volume de vendas, somente o segmento de moda e de beleza tem um ticket médio de R$226,00 por cliente. Nesta época, para que a demanda seja atendida, é necessário ter um estoque sazonal em dia.

Se houver uma boa expectativa de vendas, esta estratégia poderá ser adotada, e proporcionará bons lucros.

 

2º Estoque consignado

Trata-se do estoque que é mantido por terceiros, neste caso, poderão ser distribuidores ou clientes, é indicado para pessoas que não dispõem de espaço livre o suficiente. É uma maneira de agilizar o processo de distribuição, para atender o maior número de clientes possível.

 

Os esquemas de revenda mais conhecidos do Brasil, atualmente, são O Boticário, Natura, e demais empresas de cosméticos, de semijóias também trabalham com este tipo de estoque.

 

3º Estoque inativo

Trata-se de produtos que não apresentaram um bom desempenho nas vendas, e por isso, já estão parados há um bom tempo, se a rotatividade dos produtos é maior, menor será o tempo que estes ficam parados na prateleira, este fenômeno está relacionado ao giro de estoque.

 

Se você tem um bom controle de estoque, é possível realizar uma negociação com a indústria para minimizar o impacto negativo e o prejuízo.

 

 

Para que serve?

 

O gerenciamento de estoque serve para auxiliar no controle de entrada e saída de mercadorias, também é útil para analisar a movimentação do produto dentro da empresa, poderá fornecer dados confiáveis que ajudarão na gestão de compras.

 

O sistema que permite ter este tipo de controle também ajuda o departamento financeiro da empresa, para facilitar o controle sobre os custos que o estoque traz para a empresa. O estoque de mercadorias, quando bem gerenciado, poderá ser um cartão de visita para as empresas.

 

No entanto, se você não sabe mais o que fazer para melhorar a gestão de estoque da sua empresa, e evitar prejuízos com produtos vencidos e encalhados, saiba que o Data Business é a solução perfeita para quem deseja um sistema simples, prático e intuitivo, nosso sistema além do controle de estoque também permitirá:

 

  • Impressão de orçamentos;
  • Pedidos;
  • Notas e cupons fiscais e eletrônicos.

 

Atualmente, nosso sistema cobre as necessidades dos seguintes setores: loja de departamentos, confecções, materiais de construção, supermercados, etc. Se você deseja conhecer as funcionalidades, é possível experimentar através de demonstração 100% gratuita, basta entrar em contato com nossa equipe.

 

 

Quais as vantagens para a empresa?

 

Um bom controle de estoque minimiza os atrasos na entrega, você também consegue saber quais são os produtos que estão em circulação, etc, veja a seguir mais benefícios que a boa gestão de estoque poderá proporcionar:

 

Economia de tempo

Através de um bom sistema, é possível descobrir quais são os itens faltantes, e quais ainda estão em estoque, sem ter que baixar extensos relatórios.

 

Sincronização do estoque

A comunicação entre os setores é importante, para manter a organização de toda a empresa, por isso, é primordial ter um sistema que permite integração até com outras plataformas de e-commerce, alguns marketplaces, como a Americanas, por exemplo, permitem este tipo de integração.

 

Consistência e escalabilidade

O controle de estoque é a solução mais escalável que uma empresa poderá ter, se existe um enorme volume de pedidos não há como gerenciar cada tarefa manualmente, é necessário automatizar. Através desse tipo de gerenciamento, é possível garantir que pedidos, relatórios e outros documentos sejam entregues de maneira uniforme.

 

Eleva a precisão

Graças ao sistema de controle, não será mais necessário utilizar planilhas de papel, através das soluções automatizadas há possibilidade de apurar custos operacionais, fazer acompanhamento das vendas, e detectar produtos mais vendidos, etc.

 

 

Onde adquirir sistema para gerenciamento de estoque?

 

O Data Business foi criado para atender às necessidades de empresas dos mais variados segmentos, por exemplo: Lojas de Departamentos, Confecções, Materiais de Construção, Supermercados, Óticas, Bazares, etc.

 

Nós da Appelsoft criamos um sistema que permite imprimir orçamentos, pedidos, notas, e cupons fiscais eletrônicos, o módulo controle de estoque é perfeitamente indicado para supermercados, atacados, atacarejo, e lojas de vários departamentos que possuem muitos produtos.

 

Portanto, se você tem interesse em experimentar nosso sistema, peça a sua demonstração hoje mesmo, utilize nossas funcionalidades, e você verá que somos o melhor custo/benefício do mercado.

4 Pontos Importantes da Gestão de Frotas

Garantia de Serviços, Peças e Automotivos? Informe-se Aqui

Os Frequentes Aumentos dos Combustíveis e o Impacto no Setor Logístico