Os sistemas de gestão já são realidade em muitas empresas de diversos segmentos, no entanto, algumas pessoas ainda não sabem qual a finalidade da automação comercial, por isso, mostraremos aqui para que serve um sistema como este em uma empresa.

 

Se a sua empresa necessita melhorar os processos operacionais, então não deixe de ler o artigo até a conclusão.

 

 

O que é a automação comercial? Entenda!

 

A automação comercial é útil para dar apoio ou assumir um processo operacional dentro de uma empresa, é um conjunto de ferramentas e métodos tecnológicos que automatizam diversas atividades em uma loja ou qualquer outro comércio.

 

A automatização é composta por hardware e software, através das informações geradas é possível realizar uma tomada de decisão mais coerente de acordo com a realidade da empresa. É através da automação que é possível padronizar, automatizar, otimizar, e também agilizar quaisquer rotinas necessárias para a gestão de um negócio.

 

Graças a automação, determinados tipos de estabelecimentos conseguem ter seus atendimentos mais eficazes, veja abaixo alguns estabelecimentos que poderão ser ajudados por sistemas do tipo ERP:

 

  • Auto-Serviços;
  • Supermercados;
  • Padaria;
  • Lojas;
  • Farmácias;
  • Locação de frotas, etc.

 

Além do sistema, as empresas também utilizam equipamentos como impressoras, gavetas, leitores de código, barras e balanças, tendo esses recursos, vários processos operacionais dentro da empresa como o atendimento ao cliente tornam-se mais eficazes e com menos falhas.

 

 

Para que serve?

 

Uma das principais utilidades da automação é de facilitar a mão de obra humana, e não existe para acabar com empregos, através dos recursos que ela oferece é possível excluir todas as ocupações obsoletas que o mercado já não utiliza mais.

 

Atualmente, a automação não se limita somente a vendas, os sistemas estão cada vez mais complexos e acessíveis, pois mesmo estando offline, basta acessar colocando usuário e senha, não é necessário estar na empresa para baixar um relatório para tomada de decisão, por exemplo.

 

Dentro da automação comercial, existem 3 setores que estão em sintonia diariamente, que são vendas, logística, e finanças, as empresas varejistas tanto online como físicas já estão utilizando este tipo de sistema em larga escala para facilitar o dia a dia de seu trabalho.

 

Este tipo de sistema é extremamente útil para ajudar no controle de estoque, pois a falta desse tipo de controle em uma empresa resulta claramente na perda de clientes. Dentro do Data Business, por exemplo, sistema criado pela Appelsoft existe um módulo de finanças que permite realizar um controle eficaz do Livro Caixa de sua empresa.

 

Já no módulo Data Business, é possível consultar notas fiscais de entrada, saída, metas de vendas, controle de contratos, pedido compra/venda.

 

 

Onde o Data Business poderá ser utilizado?

 

Como podemos perceber, a automação comercial é útil para diversos setores de nossa economia, exibiremos a seguir quais ambientes poderão utilizar nosso sistema para facilitar sua rotina de trabalho:

 

Lojas de departamentos

Em cidades como São Paulo, por exemplo, as lojas de departamentos de diversos produtos utilizam este tipo de sistema para agilizar o atendimento.

 

Confecções

Nas confecções, este sistema é utilizado para controle de estoque, fluxo de caixa, e controle de vendas por exemplo, confecções de todos os tamanhos já estão utilizando este sistema.

 

Materiais de construção

Todas as empresas de materiais de construção necessitam de controle de estoque, para não ter prejuízos na hora de lançar no Livro Caixa, os módulos de nosso sistema ajudam no controle do estoque para empresas de todos os setores.

 

Supermercados

Os supermercados já utilizam o sistema de automação há um bom tempo, para recebimento de pagamento, e controle financeiro. Este sistema também é utilizado para controle de estoque, dentro dos supermercados.

 

 

Quais são os cuidados que você deve tomar ao escolher um software para automação?

 

Um software de automação quando bem estruturado, poderá ajudar e muito a rotina de uma empresa, no entanto, na hora de escolher um sistema para sua empresa é necessário realizar uma ampla pesquisa, você deve analisar a empresa e verificar qual é a sua credibilidade.

 

Você tem que observar qual é a funcionalidade e usabilidade que a plataforma tem para oferecer a sua empresa, para automatizar processos em sua empresa é necessário rever os objetivos para acertar na tomada de decisão.

 

Hoje em dia, é possível integrar os sistemas em diversos ambientes, então, antes de adquirir um software não deixe de verificar se a empresa permite integrações. Muitos sistemas poderão ser acessados com usuário e senha, de qualquer local do Brasil.

 

 

 

Tipos de automação mais comuns

 

A automação comercial já é uma realidade em diversos estabelecimentos espalhados pelo Brasil, o que poucas pessoas é que existem diversos tipos de automação, apresentaremos abaixo, alguns modelos mais comuns:

 

Automação industrial

Facilita o dia a dia da linha de produção, gerenciamento, armazenamento de dados, logística e vendas, dentro da indústria, há 3 formas de automação que são: fixa, programável, e flexível.

 

Automação residencial

Os equipamentos domésticos estão cada vez mais modernos, alguns equipamentos possuem por exemplo, comando por voz. Já é possível encontrar no mercado itens como: câmeras, fechaduras, lâmpadas e tomadas inteligentes, ar condicionado, controles universais, etc que obedecem comandos de voz.

 

Automação predial

É utilizada para garantir a segurança dos moradores, alguns exemplos são: sistemas de incêndio, monitoramento de câmeras, controle de acesso de pessoas e veículos.

 

Automação comercial

Este é o mais comum que existe, e inclui sistema PDV e equipamentos como impressoras, por exemplo, é utilizado no varejo e ambientes como lojas, óticas, etc. A Appelsoft trabalha com um dos melhores sistemas de automação comercial, temos capacidade para atender empresas de transporte e automação para empresas de vários segmentos.

 

 

Onde adquirir serviço de automação?

 

Através da Appelsoft, você poderá adquirir um dos melhores sistemas de automação comercial do Rio Grande do Sul, este sistema traz muitos benefícios à sua empresa, mostraremos alguns a seguir:

 

  • Automatização de processos e controles manuais;
  • Maior controle das operações das empresas;
  • Diminuição de despesas;
  • Melhorias no fluxo da informação;
  • Precisão e segurança nas informações, disponíveis em tempo real;
  • Queda drástica de fraudes.

 

Nossas funcionalidades têm como objetivo ajudar o dia a dia de departamentos financeiros, e de pontos de venda, também temos o módulo de emissão de notas fiscais.

 

Portanto, se você deseja conhecer nosso sistema na prática, cadastre-se e peça uma demonstração hoje mesmo, se necessitar de um módulo personalizado fale com nossa equipe.

Controle de Combustível da Frota – Como Fazer

O que está impedindo a sua empresa de crescer?

Como Fazer o Controle de Combustível da Minha Frota