Você sabe quanto sua empresa gasta com combustível? Saiba que através do controle de combustível há uma maior previsibilidade de custos, se você tem dúvidas sobre como fazer este tipo de controle, mostraremos abaixo, um pequeno passo a passo.

 

Esta é a maneira mais eficaz de começar a reduzir custos em sua empresa, abaixo, você vai acompanhar como fazer este controle em sua empresa.

 

 

10 passos para fazer o controle de combustível de sua frota!

 

Através de pequenos ajustes em sua gestão de combustível, é possível minimizar o impacto com gastos e despesas extras, exibiremos a seguir, algumas dicas úteis que ajudarão a sua frota na redução dos custos com combustível:

 

1º Cuide da quilometragem da frota

O controle de quilometragem é imprescindível para facilitar a redução de custos, somente com bom monitoramento é possível avaliar quais são os veículos que estão andando muito, e por isso, estão gastando muito combustível.

 

Nosso sistema permite realizar este tipo de controle, você poderá acompanhar por exemplo, os horários de utilização, e quais são os outros fatores que contribuem para o aumento de consumo.

 

2º Determine os padrões dos veículos

Escolher os padrões dos veículos é primordial para evitar o descontrole no consumo de combustível, pois sua empresa saberá quais são os veículos que consomem mais combustível, se a frota for própria e não terceirizada, apenas é necessário escolher quais são os veículos mais econômicos.

 

Se os veículos forem dos colaboradores, a empresa também poderá escolher as marcas e modelos econômicos, oriente seus colaboradores para que eles possam escolher o carro mais adequado.

 

3º Estabeleça parcerias com os postos de combustíveis

Os postos parceiros poderão promover políticas de descontos, que representarão muita economia no final do mês, além disso, será possível evitar a tal “gasolina batizada”, que gera prejuízos enormes ao motor do veículo.

 

A gasolina batizada também afeta de maneira significativa o rendimento dos veículos, com a ajuda do sistema de gestão você consegue descobrir quais são os veículos que estão sendo abastecidos, e quais são os principais horários de abastecimento.

 

As parcerias com os postos de combustíveis também poderão oferecer um bom prazo para pagamento, o que ajuda no planejamento financeiro das empresas.

 

4º Faça revisões periódicas

A revisão e manutenção constante nos veículos ajudam a diminuir drasticamente o consumo de combustível, por exemplo, se você faz a calibragem do pneu regularmente, este procedimento já ajuda a melhorar o rendimento do combustível.

 

A manutenção e a revisão também contribuem para evitar acidentes, devemos lembrar também que, a mecânica corretiva é mais cara do que a mecânica preventiva. Logo, se você deseja garantir um desempenho eficaz em seu veículo faz a manutenção preventiva sempre que houver necessidade.

 

5º Tenha um sistema que permita o controle de quilometragem

Através de um bom sistema de controle como o Frota certa, por exemplo, você consegue acessar relatórios importantes, onde é possível saber qual será o valor de reembolso que será pago ao funcionário, e demais informações relevantes.

 

Nosso sistema coleta, organiza e disponibiliza dados em tempo real, há possibilidade de consultar as atividades dos veículos e também dos motoristas, há um melhor controle da rota e também da velocidade dos veículos.

 

Os relatórios consultados poderão ser extremamente úteis para mudar estratégias que estão prejudicando sua empresa, faça a avaliação de performance dos motoristas e saiba o que é necessário modificar para melhorar o desempenho de sua empresa.

 

6º Treine sua equipe constantemente

Graças à tecnologia, é possível descobrir o rendimento de cada motorista, e também os gestores poderão estabelecer treinamentos para melhorar o rendimento daqueles que não estão adequados ao perfil da empresa.

 

Os cursos explicativos poderão evitar os seguintes problemas que mostraremos a seguir:

 

  • Frenagem brusca;
  • Aceleração;
  • Uso indevido das marchas.

 

Este tipo de treinamento também ajuda a diminuir custos com combustível, dessa forma é possível otimizar o controle de combustível minimizando custos e prejuízos.

 

7º Desenvolva o planejamento de rotas

Através do planejamento das rotas, é possível diminuir o mau hábito dos motoristas, além disso, o planejamento também reduz os seguintes impactos do trânsito que são:

 

  • Estado das rodovias;
  • Engarrafamentos;
  • Sinais de trânsito.

 

Com o planejamento você poderá detectar quais são as rotas que apresentam excelentes condições, quais são os trechos com menos engarrafamentos, como melhorar as condições dos motoristas, etc.

 

8º Não deixe de averiguar o peso dos veículos

Veículos com muito peso, acabam consumindo mais combustível, neste caso os gestores deverão refletir sobre o que gasta mais: se é enviar mais carros, ou apenas um único carro com muitos produtos. Além disso, o sobrepeso dos veículos também prejudica o funcionamento do motor.

 

Também é necessário levar em conta, qual a quantidade de viagens que cada veículo realiza por mês. São pequenos detalhes, que no final do mês fazem toda a diferença.

 

9º Não deixe veículos ociosos por muito tempo

O tempo ocioso também afetará o desempenho dos combustíveis, se o veículo ficar parado por muito tempo, há um aumento no custo com combustível o que atinge o setor financeiro da empresa. Para minimizar este transtorno, faça o rodízio adequado de veículos.

 

Assim, os veículos estarão sempre em atividade, não esqueça também de cuidar da manutenção mecânica dos veículos.

 

10º Previsibilidade de gastos

O controle de combustível poderá trazer benefícios ou prejuízos para a empresa quando não for realizado corretamente, a previsibilidade de custos e gastos ajudará a evitar desperdícios, por isso, não deixe de consultar relatórios importantes como de quilometragem, por exemplo. Através do Frota Certa, a tomada de decisão poderá ocorrer mesmo quando você estiver fora da empresa.

 

 

Peça uma demonstração e conheça o Frota Certa

 

O Software Frota Certa é um sistema de gestão de controle de combustível 100% inteligente e intuitivo, veja quais são os benefícios que podemos oferecer para a sua empresa:

 

  • Diminuição de custos com manutenção de frota;
  • Controle total com os gastos;
  • Eleva a produtividade de sua equipe;
  • Frotas totalmente disponíveis;
  • Auxilia na tomada de decisões.

 

Nossas principais funcionalidades são: controle de combustível, controle de documentos, controle de manutenções, controle de pneus, módulo de locação de veículos, módulo de turismo.

 

Portanto, conheça o Frota Certa e descubra como ter um controle de combustível eficiente para sua frota que possibilitará reduzir seus custos e melhorar incrivelmente sua margem de lucros!

Qual é o melhor tipo de caminhão para o seu negócio

Mudança do protocolo de comunicação da NFE/NFCE 4.0 e CTe/MDFe 3.0 para TLS 1.2 pode gerar dificuldades

Crise de Contêineres no Brasil em 2022