A pandemia do CORONAVÍRUS tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido não só a saúde das pessoas, como a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda brusca do volume de vendas, principalmente em pequenas empresas.

Para ajudar os pequenos negócios a superarem esse momento, a Appelsoft separou 5 dicas para os pequenos empresários não deixarem a peteca cair nesse período difícil que estamos vivendo. Confira abaixo quais são e compartilhe essa matéria com aqueles que assim como você valoriza o pequeno empreendor e está disposto a ajudar a equilibrar a economia global.

1º Aproveite a comunicação das REDES SOCIAIS

No momento em que o consumidor se vê forçado a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa, por isso, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais, como instagram e facebook, para chegar até o seu público. Uma dica é criar posts informando sobre ações que sua empresa está tomando para se prevenir do coronavírus ou sobre como seu cliente pode comprar de você nesse momento.

2º Uso das plataformas ONLINE

Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas online para vender, se comunicar ou até mesmo gerenciar seu negócio, a hora é essa!

Avalie as plataformas existentes no mercado que mais se adequam as necessidades do seu negócio e reformule sua forma de se comunicar com seu cliente. Para pequenas academias, onde muitas pessoas tem evitado estar pela aglomeração de pessoas, um bom exemplo é sugerir um treino através de dicas ou fazendo um vídeo e compartilhá-los com seus clientes por whats ou redes sociais.

3º Uso do delivery

No segmento de alimentação dos pequenos negócios, como lanchonetes, padarias, bares e armazéns, a adesão de serviços de tele entrega se tornam praticamente uma necessidade neste momento. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia!

4º Gerencie melhor seus custos

É primordial que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente importantes e não tem como cortar, como água, luz (necessidades) e reduzir ou até mesmo cortar os demais.

Para gerenciar seus custos existem ferramentas que auxiliam você no controle contábil do seu negócio, como o #DATABUSINESS da #appelsoft que possui em seu sistema automatizado um modelo pronto de livro caixa para ser preenchido mensalmente pela empresa.

5º Negocie com seus fornecedores

Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores e bancos um melhor prazo para cumprir seus compromissos e pagar suas contas.

Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados. Uma boa dica que os economistas estão dando é fazer uma análise do possível impacto da crise no faturamento do seu negócio antecipadamente e solicitar o crédito antes de ter o negócio impactado.

Softwares que vão facilitar o trabalho de todo contador

6 passos para montar um planejamento estratégico empresarial de qualidade

Como organizar as finanças da sua empresa em 4 passos