Gerenciar seu estoque de forma correta é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois o mau controle sobre seu estoque pode interferir na sua política de preços para o mix de produtos, na perda de mercadorias e na satisfação do seu cliente. As perdas do estoque é um fator decisivo que pode reduzir suas vendas e até mesmo comprometer a confiança do consumidor no seu negócio. Pensando nisso, a #appelsoft separou 6 dicas valiosas para você controlar melhor seu estoque, confira quais são:

1. Invista em treinamento e processos

Treine sua equipe sobre a gestão do estoque, estabeleça uma política bem definida de processos para garantir que o acompanhamento de cada tipo de produto do seu estoque seja feito da melhor forma possível, desde o pedido de mercadorias, recebimento e armazenamento delas no estoque. Pois cada tipo de produto requer um forma de organizá-lo melhor, os perecíveis, por exemplo, precisam ser organizados por ordem de validade, evitando assim desperdícios de produtos por conta de prazo de validade vencida.

2. Tenha atenção às compras

Não adianta ter uma quantidade grande de um determinado produto se este não vende bem na sua loja, pois um estoque em excesso pode levar a perda de produtos, ainda mais em caso de mercadorias com prazo de validade. Para evitar desperdícios é fundamental que as informações de estoque sejam integradas e otimizadas com a área de vendas, assim como ter  uma política sólida de dados e controle.

3. Controle os recebimentos

O cuidado com possíveis perdas de estoque começa no momento em que os fornecedores entregam seus produtos à empresa. É neste momento que importantes informações como quantidade, validade e estado de conservação das mercadorias entregues já devem ser observados e registrados.

4. Observe o giro das mercadorias

Um bom empresário conhece bem quais são os produtos que ele tem em sua loja, é preciso que a empresa conheça os fluxos de rotatividade dos itens em seu estabelecimento, através de um controle automático do que entra e sai de mercadorias e do contato direto com sua equipe de vendas, a fim de saber o que vende mais ou menos, como também o ritmo em que seus estoques esvaziam. Assim, é possível tomar as decisões corretas para vendê-los com mais rapidez e evitar que eles se tornem perdas para a operação.

5. Faça o inventário

Essa é uma área onde muitas empresas deixam a desejar, pois fazer regularmente o inventário do estoque é fundamental para garantir a consolidação das informações físicas (o estoque propriamente dito) com as bases virtuais dos dados de estoque, como os sistemas de gestão da empresa (ERP, BI, outros). Fazer o controle regular do inventário é a principal ferramenta de prevenção e segurança do seu estoque, contra as perdas não conhecidas, como furtos e mercadorias extraviadas.

6. Automatizar o controle

A melhor forma de organizar o gerenciamento do seu estoque está na otimização e automação dos processos, através de softwares de gestão, nos quais você conseguirá melhorar e agilizar tarefas como: acompanhar pedidos, delimitar permissões para baixas de produtos, sinalizar quando houver um déficit de mercadorias em estoque com pouca saída ou produtos vencidos, entre outras.

A Appelsoft possui um sistema completo de automoção, gestão e controle do seu negócio, inclusive de estoque, o DATABUSINESS, o nosso produto queridinho dos empresários!

Entre em contato com a gente e #useatecnologiaafavordoseunegocio!

NF-e para produtor rural será obrigatório em Março!

4 Dicas de Como Melhorar o Cadastro de Produtos do Seu Negócio

NFe 4.0 o que muda?