Chegou o dia da famosa Black Friday, por isso, a fim de ajudar você a não cair numa “black fraude”e evitar estresse, a Appelsoft reuniu quatro dicas do que você deve cuidar na hora de comprar. Confira quais são:
DICA 1: Preços muito baixos
Desconfie de preços extremamente abaixo do valor de mercado de determinado produto, pois muitas vezes pode ser armadilha. Por isso, sempre pesquise o valor do produto antes de comprar, pois a Black Friday não faz milagres ok!
DICA 2: Empresas desconhecidas
Verificar se a empresa realmente existe ou se ela não tem algo duvidoso é fundamental para não cair em furada. Por isso, investigue as seguintes questões:
- Verifique se a empresa tem CNPJ, se o telefone e o endereço informado estão corretos, geralmente estes se encontram no rodapé do site.
- Se o site da empresa tem uma cara de seguro, se a página do site possui o cadeado de segurança ao lado do endereço e se possui “HTTPS” no começo da URL.
- Antes de clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, faça sempre uma consulta da página oficial da loja antes, de preferência digitando o endereço do site.
DICA 3: Na hora da compra
Antes de você sair comprando por aí de forma desfreada tome os seguintes cuidados:
- Evite navegar por ofertas recebidas por aplicativos como Whatsapp ou fique alerta, porque podem ser tentativas de golpe.
- Em compras online, dê preferência em usar um computador pessoal, com antivírus atualizado e com modelo de proteção de navegação, afim de que ele possa bloquear acesso a sites fraudulentos automaticamente.
- Sempre peça nota fiscal, pois caso aconteça algum problema é a nota que irá lhe dar direito de ir até o Procon registrar uma reclamação.
- Quando for fechar o negócio, verifique se o preço anunciado é o mesmo que consta no carrinho virtual.
DICA 4: Entrega e troca
O que mais acontece nesse período de Black Friday são reclamações no pós compra, principalmente na parte de entrega e troca. Por isso, fique de olho nas seguintes questões:
- Cuide se a empresa anuncia o prazo para a entrega dos produtos anunciados na promoção, pois muitas vezes elas não o fazem, deixando os consumidores sem saber quando terão suas compras em mãos.
- Observe o prazo de entrega antes de comprar, quando o prazo é muito longo, pode indicar que o produto não exista mais em estoque e pode causar cancelamento futuro do pedido pela empresa.
- Confira a política de troca sempre
- No caso das compras pela internet, o Código do Consumidor garante o direito do arrependimento de até sete dias, depois é possível cancelar ou devolver a compra ou pedir seu dinheiro de volta, porém, se o item não estiver conforme o anunciado.
- No caso das lojas físicas, geralmente não existe o direito de arrependimento, por isso, é importante consultar no momento da compra como funciona o programa de troca, principalmente se for um presente.