Chegou o dia da famosa Black Friday, por isso, a fim de ajudar você a não cair numa “black fraude”e evitar estresse, a Appelsoft reuniu quatro dicas do que você deve cuidar na hora de comprar. Confira quais são:

DICA 1: Preços muito baixos

Desconfie de preços extremamente abaixo do valor de mercado de determinado produto, pois muitas vezes pode ser armadilha. Por isso, sempre pesquise o valor do produto antes de comprar, pois a Black Friday não faz milagres ok!

DICA 2: Empresas desconhecidas

Verificar se a empresa realmente existe ou se ela não tem algo duvidoso é fundamental para não cair em furada. Por isso, investigue as seguintes questões:

  1. Verifique se a empresa tem CNPJ, se o telefone e o endereço informado estão corretos, geralmente estes se encontram no rodapé do site.
  2. Se o site da empresa tem uma cara de seguro, se a página do site possui o cadeado de segurança ao lado do endereço e se possui “HTTPS” no começo da URL.
  3. Antes de clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, faça sempre uma consulta da página oficial da loja antes, de preferência digitando o endereço do site.

DICA 3: Na hora da compra

Antes de você sair comprando por aí de forma desfreada tome os seguintes cuidados:

  1. Evite navegar por ofertas recebidas por aplicativos como Whatsapp ou fique alerta, porque podem ser tentativas de golpe.
  2. Em compras online, dê preferência em usar um computador pessoal, com antivírus atualizado e com modelo de proteção de navegação, afim de que ele possa bloquear acesso a sites fraudulentos automaticamente.
  3. Sempre peça nota fiscal, pois caso aconteça algum problema é a nota que irá lhe dar direito de ir até o Procon registrar uma reclamação.
  4. Quando for fechar o negócio, verifique se o preço anunciado é o mesmo que consta no carrinho virtual.

DICA 4: Entrega e troca

O que mais acontece nesse período de Black Friday são reclamações no pós compra, principalmente na parte de entrega e troca. Por isso, fique de olho nas seguintes questões:

  1. Cuide se a empresa anuncia o prazo para a entrega dos produtos anunciados na promoção, pois muitas vezes elas não o fazem, deixando os consumidores sem saber quando terão suas compras em mãos.
  2. Observe o prazo de entrega antes de comprar, quando o prazo é muito longo, pode indicar que o produto não exista mais em estoque e pode causar cancelamento futuro do pedido pela empresa.
  3. Confira a política de troca sempre
  4. No caso das compras pela internet, o Código do Consumidor garante o direito do arrependimento de até sete dias, depois é possível cancelar ou devolver a compra ou pedir seu dinheiro de volta, porém, se o item não estiver conforme o anunciado.
  5. No caso das lojas físicas, geralmente não existe o direito de arrependimento,  por isso, é importante consultar no momento da compra como funciona o programa de troca, principalmente se for um presente.

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