Gerenciamento de frota de caminhões adequado para sua empresa

Embora o gerenciamento de frota de caminhões e o gerenciamento de frota de veículos leves tenham muitas características em comum, alguns pontos são mais relevantes no caso de frotas de veículos pesados.

A gestão de pneus é um destes pontos que merecem atenção especial no gerenciamento de frota de caminhões e também no gerenciamento de frota de máquinas agrícolas e de construção civil.

O principal motivo é o custo dos pneus, tanto no valor de compra, quanto no custo da reforma.

Em algumas frotas o custo do pneu é o segundo maior custo da frota.

O preço dos pneus de um único conjunto cavalo / carreta, de um bitrem, ou rodotrem pode ser maior que o preço de um carro popular ou até mesmo de um carro médio.

No gerenciamento de frota de caminhões o responsável pela gestão de pneus deve ser responsável pelas seguintes atividades:

  • Identificar cada um dos pneus da empresa, utilizando marcação à fogo, marcação a laser, etiquetas vulcanizadas ou mesmo chips de RFID.
  • Manter um cadastro de cada pneu com suas principais características e que permita acompanhar todo o ciclo de vida dos mesmos.
  • Registrar a colocação e retirada dos pneus nos veículos, com registro da data da movimentação e da quilometragem do veículo no momento desta movimentação.
  • Enviar os pneus para as reformadoras registrando a data de envio, previsão de retorno, identificação do fornecedor e o tipo de serviço a executado. No caso de reforma deve-se informar a marca da borracha e o desenho a ser aplicado.
  • Registrar o recebimento dos pneus no retorno do fornecedor, lançar os custos da reforma e de eventuais consertos. Caso o fornecedor não aceite reformar o pneu em função das condições físicas do mesmo deve também registrar o motivo.
  • Deve fazer inspeções periódicas nos veículos verificando os pneus instalados em cada posição e registrando eventuais discrepâncias para correção imediata dos registros.
  • Nas inspeções deve também medir a pressão de cada pneu (pressão encontrada) e calibrar cada um dos pneus com a pressão recomendada.
  • Deve também registrar eventuais problemas encontrados, tais como bico não acessível, falta de tampa, roda trincada, desgaste irregular, cortes ou outros danos nos pneus.
  • Deve também durante as inspeções fazer medições da profundidade de sulco dos pneus.
  • No caso de perdas de pneus, deve solicitar um laudo técnico de um fornecedor externo, preferencialmente um fabricante de pneus.
  • Deve fazer um registro para posterior estatística de perda de pneus possibilitando ações preventivas.
  • Deve providenciar o descarte final dos pneus de acordo com a legislação vigente no pais.

Estes 12 tópicos são apenas um resumo do que o gerenciamento de frota de caminhões deve fazer para ter uma boa gestão de pneus, reduzir custos e aumentar a segurança da frota da empresa.

Para isto é necessário ter um software de gerenciamento de frota de caminhões que dê suporte para execução de todas estas tarefas com eficiência.

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