A história nos mostra que as tecnologias revolucionárias que transformaram a trajetória da humanidade se desenvolveram graças à contribuição de mulheres, no início dos séculos 19 e 20. Porém elas ainda recebem pouco crédito e isso não é por acaso: até o final do século 19, leis em todo o mundo impediam que mulheres possuíssem qualquer tipo de propriedade em seus nomes, inclusive intelectual. Isso significa que quando algo era inventado por elas, a invenção era registrada no nome de seus pais ou maridos.

Mesmo com a mudança das leis e com o aumento significativo da presença da mulher no mercado de trabalho e no campo da tecnologia, a sociedade ainda fala pouco das suas contribuições históricas na ciência e engenharia (e até na guerra).

Por isso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, reunimos uma pequena amostra de profissionais que tornou possível a existência das tecnologias como conhecemos hoje.

Ada Lovelace

A primeira pessoa programadora da história

Sim, ela foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.

Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma matemática brilhante nascida em 1815 que escreveu o primeiro algoritmo para ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage – reconhecida em 1953 como o primeiro modelo de computador da História. Além de desenvolver os algoritmos que permitiriam a maquina computar os valores de funções matemáticas, ela ainda publicou uma série de notas, que seriam reconhecidas como a descrição de um computador e software um século mais tarde.

Grace Hopper

Programadora de um dos primeiros computadores da história

Grace Hopper era cientista da computação e almirante da Marinha dos EUA. Ela foi uma das primeiras programadoras do gigantesco computador Mark I, o primeiro computador eletromecânico automático de larga escala, em 1994.

Grace Hopper

Além disso, ela também inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação e dirigiu o programa de desenvolvimento da primeira linguagem de programação voltada ao uso comercial, o COBOL. Até mesmo o termo “bug” (inseto, em inglês) usado para indicar problemas técnicos no computador foi inventado por Hopper, quando ela precisou remover uma mariposa de dentro da máquina.

Shirley Ann Jackson

Física cuja pesquisa possibilitou a criação de cabos de fibra ótica e avanços na área de telecomunicações

Em 1973, ela foi a primeira mulher negra a conseguir um doutorado em Física pelo prestigiado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Shirley Ann Jackson

Shirley Ann Jackson atualmente é reconhecida pela sua contribuição no avanço tecnológico que possibilitou a invenção do fax portátil, do clássico telefone de cordinha, de células solares, cabos de fibra ótica e da tecnologia por trás do identificador de chamadas.

Hedy Lamarr

Inventora da tecnologia das redes wireless e do GPS

Se você faz uso de Wi-fi tem muito a agradecer a Hedy Lamarr. Atriz hollywoodiana e inventora de sucesso, ela chegou a ser considerada a “mulher mais bela do mundo” e foi a primeira atriz a protagonizar uma cena de orgasmo feminino no cinema. Mesmo vivendo sob os holofotes, Lamarr se dedicou à criação do “Frequency Hopping”, sistema usado para evitar a interceptação de mensagens durante a Crise dos Mísseis, na Guerra Fria.

Hedy Lamarr

Em 1940, ela conseguiu a patente de sua invenção, mas ainda levou mais de vinte anos para que fosse levada a sério. Mais tarde, sua tecnologia possibilitou criação da telefonia celular, do 3G, das redes sem fio (sim, o sistema precursor do Wi-fi) e do GPS.

É incrível pensar que a tecnologia utilizada atualmente foi idealizada pela inteligência dessas e outras centenas de mulheres, desde o GPS até softwares. A Appelsoft tem orgulho de atuar no campo das soluções tecnológicas sabendo disso. Por isso convidamos você a conhecer nossas soluções em sistemas de gestão que vão facilitar o crescimento da sua empresa.

Software de Gestão: porque é tão importante para o seu negócio

Decreto nº 55.797/2021

Lei do Motorista: Fique por dentro do que mudou na jornada de trabalho de motoristas