Sua frota de veículos corporativos é segura?  Você sabe como os condutores dirigem? Qual tipo de controle você faz para garantir que os veículos e os motoristas estejam sempre em condições de circular? São perguntas simples, mas se você não tem respostas para algumas delas pode ser que tenha algo errado no gerenciamento da sua frota.

Quando falamos em segurança não podemos nos limitar apenas às apólices de seguro dos ativos, afinal de contas, ainda não temos veículos autônomos circulando pelas cidades, os automóveis são conduzidos por motoristas que precisam estar aptos e qualificados para dirigir. Precisam ter habilitação, atenção e responsabilidade atrás do volante.  Como você controla isso? Quais são as regras expressas na sua política de frota sobre este assunto? Você tem uma política de frotas, certo?

Para que os condutores da sua frota dirijam com mais eficiência há uma série de providências que você precisa tomar, a começar por elaborar e difundir regras para nortear o comportamento do colaborador ao volante, não estamos falando apenas da obediência das leis de trânsito, mas sim de regras para uso do veículo. Por exemplo, é permitido utilizar o veículo para viagens pessoais no final de semana? Se ocorrer um sinistro nesta ocasião quem é o responsável por pagar a franquia? Se o condutor é multado é descontado do salário dele ou a empresa arca com esta despesa? São muitas perguntas, mas todas elas precisam de respostas porque o seu colaborador precisa saber quais são os limites da empresa.

Que garantias você tem que o seu condutor está dirigindo de modo seguro? Usando cinto de segurança, fazendo apenas ultrapassagens permitidas e etc. Atualmente a tecnologia pode te ajudar com isso, instalar o sistema de telemetria nos veículos, permite que você tenha acesso a relatórios que informam como o seu colaborador se comporta quando está no trânsito, durante o horário de trabalho e fora dele, dá para saber se ele respeita os limites de velocidade, se faz frenagens bruscas, se acelera demais, enfim, com estas informações, é possível cobrar uma melhor postura do funcionário.

Outro modo de contribuir para que os condutores dirijam com mais segurança é oferecer treinamentos de educação no trânsito e direção defensiva. Quanto mais informação sua equipe tiver, mais segura será a direção deles. Se sua frota de veículos corporativos for terceirizada consulte o seu fornecedor para saber se ele oferece workshops, cursos (presenciais e e-learning) ou treinamentos sobre o assunto.

Outro fator de segurança é a conservação do veículo. Os automóveis precisam passar por revisões periódicas, indicadas pelo fabricante no manual do proprietário.  A pressão dos pneus, o nível de óleo e o líquido de refrigeração precisam ser verificados regularmente. Seus condutores precisam ter ciências desta informação. Uso indevido do veículo também pode ocasionais problemas que podem colocar em risco a segurança do motorista. Manutenções preventivas e corretivas são fundamentais para manter sua frota saudável e segura.

Com o Frota Certa, você pode controlar isso e muito mais! Contate-nos e solicite informações.

Plataforma de e-commerce: um mercado versátil que está em ascensão

PRF lança calendário completo de restrições a veículos de carga em BRs para 2018

Manutenção para cada tipo de veículo