O varejo consiste na venda de produtos em pequenas quantidades para o consumidor final. Diferente do que acontece no atacado, onde ocorre a comercialização de grandes volumes, o controle do estoque dentro do varejo precisa ser bastante criterioso para evitar as perdas, que afetam negativamente o seu negócio.

Ainda sobre as perdas, para o varejo, mesmo uma pequena subtração dos seus estoques pode significar muito em termos de prejuízo para o seu negócio. Portanto, o controle de estoque faz-se extremamente necessário para identificar de onde vem essas perdas e como evitá-las. Veja mais informações sobre a necessidade do controle de estoque e o porquê de ele ser tão importante para a sua empresa.

Controle de estoque para evitar fraudes

Em qualquer negócio as fraudes podem ocorrer. Elas podem se dar em decorrência da má-fé de funcionários, furtos realizados por terceiros e outras situações que podem causar prejuízo aos empresários. Para ficar ainda mais ligado nesse controle, é importante atualizar o controle de estoque com frequência para garantir dados precisos. Suas mercadorias precisam ser registradas em sistema e ter suas retiradas constantemente atualizadas. Outra atitude fundamental é a realização de inventário para garantir uma contagem precisa do seu estoque.

Controle de estoque estratégico

Além de prevenir fraudes, o controle de estoque permite que você possa ter uma gestão ainda mais estratégica do seu negócio. Somente com o controle de estoque você pode saber quais mercadorias estão saindo mais, quais mercadorias estão demorando sair e quais delas você precisa comprar para determinadas épocas do ano, respeitando a sazonalidade do seu negócio. Portanto, é possível extrair do controle de estoque, uma porção de dados que te ajudam a gerenciar ainda melhor a sua empresa.

Extraindo dados importantes

Informações preciosas como sazonalidade, venda de produtos, giro de estoque e preferências de mercadorias podem ser obtidas com um controle de estoque eficaz. Portanto, é possível extrair dados estratégicos e importantes para uma gestão empresarial eficaz e movida pelo sucesso. Veja duas informações preciosas que você pode extrair da gestão de estoque:

Ciclo de vida dos produtos

Informações sobre os produtos mais vendidos e os que encalham na prateleira são obtidas por meio de uma análise eficaz do seu estoque. Dessa forma, você consegue oferecer as melhores opções para os seus clientes e ainda aumentar o seu faturamento por vendas de volumes de produtos.

Análise dos preços dos produtos

Um controle de estoque bem feito também garante um alinhamento com o mercado por meio da análise de preços e do que tem saído de mercadorias na sua empresa. Vale a pena estar alinhado com as expectativas do consumidor para garantir ainda mais representatividade e presença diante da concorrência.

Cuidando do seu negócio

Qualquer uma dessas informações, se bem utilizadas, garantem o sucesso do seu negócio, pois uma gestão estratégica garante ainda mais recursos para o seu crescimento. Além disso, a gestão estratégica permite que a sua empresa esteja adequada de acordo com as leis e procedimentos.

E você? O que achou das nossas dicas? Quais outros dados são possíveis de ser extraídos de um controle de estoque estratégico? Interaja conosco por meio das redes sociais.

Saiba a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Conheça a Curva ABC

EMPREENDEDORISMO: 6 dicas de sucesso para o seu negócio