A logística é uma área estratégica quando falamos de empresas, à medida que ela desenvolve soluções para otimizar processos, ajuda a integrar setores e a aprimorar resultados do negócio como um todo.

Mas para isso é necessário investir em planejamento e criar meios de corrigir os pontos fracos. Para ajudar você nisso, listamos alguns erros de distribuição e logística que precisam ser evitados, confira:

Não realizar o planejamento

O planejamento é essencial para que os processos estejam bem estruturados e garantam os resultados esperados. Com a logística e distribuição isso não seria diferente, ainda que elas sejam responsáveis por gerir atividades altamente operacionais.

Por isso, é preciso planejar os objetivos, avaliar a situação do mercado, realizar um levantamento da demanda futura e criar um plano de ação com base em todas as premissas que foram elaboradas. Isso pode – e deve – ser feito em curto, médio e longo prazo, objetivando orientar o melhor caminho a ser seguido.

Não utilizar embalagens adequadas

Investir em embalagens adequadas é fundamental para a distribuição e logística. É preciso tomar cuidado com grandes economias na hora de adquiri-las, pois elas podem representar prejuízos futuros, decorrentes dos danos causados durante a movimentação e transporte.

Dessa forma, é preciso usar uma embalagem adequada para cada tipo de produto. Caixas maiores podem fazer com que os itens fiquem instáveis, os deixando suscetíveis a arranhões e amassados, por exemplo.  Por outro lado, uma caixa muito apertada pode rasgar e também causar avarias no item.

Não otimizar as rotas

O planejamento de rotas consiste em elaborar um percurso de entrega que seja o mais otimizado possível, levando em consideração todos os pontos de entrega, o gasto com combustível, o caminho que será percorrido, entre outras variáveis.

A partir do momento que essa atividade é feita de forma inadequada, ou deixa de ser realizada, corre-se o risco de elevar os custos operacionais e gastar mais tempo do que o necessário para entregar os produtos – oque pode ocasionar um efeito bola de neve em atrasos.

Para organizar esses e mais serviços, muitas empresas apostam em softwares de gestão de frotas, que ajudam nos controles de combustível, manutenção, financeiro e muito mais.

Não controlar os custos

Os custos logísticos podem representar uma grande conta para as empresas, principalmente por causa dos gastos com frete e a manutenção dos estoques. É preciso acompanhar de perto os custos operacionais.

Um software de gestão poderia facilmente identificar se alguns deles são supérfluos e quais são as oportunidades de redução que cada processo oferece, sem que se prejudique a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Quer descobrir como o Frota Certa pode revolucionar a gestão da sua frota? Temos uma proposta para você: agende uma demonstração grátis com nosso especialista! Veja como nossa plataforma pode auxiliar na redução de custos e otimização de processos.

Guia Completo para Gestão de Frotas

Gestão de frotas: confira o guia completo

7 tendências de Gestão de Frotas para 2023