Manutenção preventiva X Manutenção corretiva: entenda as principais diferenças

Data de publicação: 05/10/2018

Toda transportadora possui seu próprio cronograma para manutenção preventiva e corretiva. Afinal, fiscalizar a segurança e conservação dos veículos é imprescindível para o sucesso do negócio.

Porém, esses reparos envolvem particularidades bem diferentes, o que significa que a empresa precisa se planejar muito bem para fazer o procedimento na hora e na ocasião certas para que não ocorram prejuízos e problemas. Quando o método de conserto inadequado é escolhido, a transportadora pode ter que arcar com altos custos.

Nesse contexto, qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva e como saber o momento ideal para utilizar cada uma delas? Descubra a seguir:

Manutenções corretivas

A manutenção corretiva, como o nome já indica, é o conserto imediato de um problema que compromete o funcionamento de equipamentos ou veículos. Na maior parte das vezes, esses reparos abrangem substituição de peças ou componentes que estão desgastados ou falharam, fazendo com que o caminhão entre em pane e fique ocioso.

Em geral, esse tipo de manutenção não é programada e são realizadas em caráter de urgência. Essa ausência de planejamento faz com que o custo e o tempo desse tipo de reparo sejam elevados.

Isso ocorre porque nunca se sabe ao certo quando esses danos acontecerão. Além disso, se o veículo necessita de um novo componente para voltar à atividade, mas ele não está disponível no momento, ele ficará estacionado na empresa, atrapalhando operações, fluxo de entregas e o cumprimento de prazos.

Apesar de não ser organizada, a manutenção corretiva pode ser necessária em alguns casos, além de poder ser resultado de uma inspeção preventiva.

Manutenções preventivas


Manutenções preventivas são as práticas de acompanhamento e controle, com o objetivo de evitar (ou minimizar) ocorrências de falhas no desempenho da frota. Ao contrário da corretiva, elas são cuidadosamente planejadas e feitas periodicamente.

Essa prática consiste na transportadora avaliar a produtividade de seus veículos e elaborar um calendário de inspeções e reparos periódicos, a fim de mantê-los sempre em bom funcionamento. Esse tipo de manutenção gera menos custos, previne que falhas graves aconteçam e permite que os caminhões operem em alta performance. Assim, o índice de desgastes e danos da frota torna-se menor.

A Manutenção preventiva faz com que a empresa não tenha que arcar com ajustes de urgência no futuro.

Geralmente os itens que são checados durante essas revisões são:

● Lubrificação;
● Óleo de motor e filtro de óleo;
Pressão e estado os pneus;
● Freios;
● Fluido de direção hidráulica;
● Alinhamento do veículo;
● Filtro de ar do ar-condicionado;
● Líquido de arrefecimento;
● Palhetas do para-brisa;
● Sistema elétrico e luzes.

Uma rotina de manutenções preventivas é criada com base no funcionamento de cada veículo, seu histórico e orientações fornecidas pelo fabricante. Como já foi visto, é muito importante ter um cronograma como esse, e para garantir que tudo fique em ordem a tecnologia pode ser uma aliada. Softwares de Gestão para transportadoras

otimizam o controle de manutenções, coordenando datas, aquisições de componentes e enviando notificações para a empresa quando o momento de revisão está próximo.

Manutenção preventiva e corretiva

Como vimos, a manutenção preventiva e corretiva tem diferentes finalidades. Uma frota produtiva, com gastos e recursos otimizados, requer planejamentos estratégicos e elaboração de calendários de reparos que mantenha os veículos da empresa em pleno funcionamento.

Você gostaria de entender mais sobre a diferença entre manutenção preventiva e corretiva? E como um software pode poupar custos e tempo nesse processo? Então fale com um de nossos representantes no chat ou faça seu cadastro que entramos em contato

Confira outras notícias

Software de Gestão, Controle de Frotas
Automação Comercial
© 2017 Appelsoft.
Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco Página Inicial Ir ao Topo
Site produzido pela Netface