Metade dos empresários do varejo prevê melhora econômica no segundo semestre

Data de publicação: 29/08/2018

O clima entre os empresários do varejo e de serviços é de otimismo em relação ao segundo semestre, mesmo o setor tendo alcançado resultados difíceis nos primeiros seis meses do ano. Um estudo realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção de Crédito) em todas as capitais revela que 44% apostam em um cenário econômico melhor do país no segundo semestre em relação ao primeiro. O Número cai para 27% da região Centro Oeste, enquanto 38% acreditam que será igual e apenas 14% estima um quadro pior.

O empresariado também tem uma expectativa favorável quanto ao desempenho do próprio negócio, pois 55% dos entrevistados acham que terão mais sucesso nos últimos meses do ano. Já um terço (33%) estima que o segundo semestre se manterá no mesmo patamar que o primeiro.

O clima de confiança é positivo, principalmente se for levada em consideração a situação crítica enfrentada por muitas empresas nos seis primeiros meses do ano. O mesmo estudo também mostra que 49% dos empresários tiveram que fazer cortes no orçamento, como a demissão de funcionários, por exemplo. Além disso, 28% tiveram que reduzir a quantidade de produtos ou serviços.

Aumento das vendas

Dentre os que esperam uma melhor situação para as empresas no segundo semestre, 46% dizem estar otimistas quanto a uma melhora do cenário, apesar de não apontarem uma razão concreta. Já 33% esperam ampliar a carteira de clientes.

Nesse sentimento de confiança, mais da metade dos empresários brasileiros (51%) espera ter uma receita superior ao primeiro semestre. A reta final do ano é quando estão concentradas algumas das principais datas comemorativas no varejo, como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal.

Você  gostaria de saber como manter uma receita crescente na sua empresa? Fale conosco sobre como os softwares de gestão podem ajudar nesse processo

Confira outras notícias

Software de Gestão, Controle de Frotas
Automação Comercial
© 2017 Appelsoft.
Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco Página Inicial Ir ao Topo
Site produzido pela Netface