Como escolher o software certo para o seu supermercado

Data de publicação: 24/05/2018

O ramo de supermercados demanda planejamento de ações, compra de bons equipamentos e muito mais. Ser um bom empreendedor nessa área significa saber como evitar imprevistos, minimizar os riscos e garantir o bom funcionamento de todos os processos. Por isso é fundamental saber os itens essenciais para supermercados, em especial os softwares que podem facilitar o dia a dia dos funcionários até a gerência.  

Foi pensando na gestão financeira, emissão de cupom fiscal e outras etapas importantes na administração desse ramo que reunimos um conteúdo que vai ajudar na hora de escolher qual o melhor software para seu supermercado. Confira:

1- Avalie a necessidade do seu supermercado

Antes de começar a escolher o software de gestão de supermercado é importante responder a uma pergunta: “qual problema precisa ser resolvido?”. Pode ser mais de um, mas é importante manter isso em mente.

Nesse momento decida qual prioridade do seu supermercado deve ser atendida pelo sistema. Um software completo vai exigir uma equipe mais capacitada, mas por outro lado, vai oferecer inúmeras possibilidades e flexibilidade para implementar processos da melhor maneira.

2- Legislação

Na hora de escolher um software de gestão de supermercado é fundamental que você selecione um que atenda as exigências da legislação brasileira. Para o supermercadista isso é muito importante, já que o Brasil possui uma carga tributária completa e o não cumprimento pode gerar multas e impossibilidade de emissão de notas.

3- Impressoras (fiscal e não-fiscal) e emissores de CF-e e NCF-E

As legislações fiscais variam de estado para estado, no entanto, em algumas partes do país se utiliza o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) como principal documento fiscal do comércio. Para gerar um CF-e é necessário ter um emissor de cupom fiscal, como MFE ou SAT, e uma impressora não fiscal. Esses equipamentos são necessários para emitir e armazenar notas fiscais para que o Fisco possa aferir as suas informações de vendas.

A NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) é um documento eletrônico que substitui notas fiscais de vendas ao consumidor (modelo 2) e cupom fiscal emitido por uma impressora ECF. Dessa forma, a NFC-e pertence ao mundo do varejo e comércio, emitidas por farmácias, restaurantes, bares e supermercados.

4- O software certo

Para controlar todos os processos internos você precisará escolher o software certo para o seu supermercado, que seja dedicado para a gestão no ponto de vendas e garanta agilidade e confiabilidade.

Adquirir um sistema pode parecer algo caro, entretanto esse é o momento de se adaptar às novas tecnologias e aproveitar as vantagens de modernizar o seu negócio. Isso vai gerar benefícios quer vão desde o aumento da produtividade e vendas, até a fidelização de clientes. Conheça as soluções que a Appelsoft criou para a gestão de supermercados.

 

Confira outras notícias

Software de Gestão, Controle de Frotas
Automação Comercial
© 2017 Appelsoft.
Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco Página Inicial Ir ao Topo
Site produzido pela Netface