Controle de Estoque: o que é, como fazer e qual o melhor software para isso

Data de publicação: 03/05/2018

Você já ouviu falar que estoque pode significar menos ou mais dinheiro no final do mês? No coração da logística, o controle de estoque é que vai ditar o andamento dos processos dentro de uma empresa, afinal se não existissem os produtos, etapas como movimentação, empacotamento ou transporte não aconteceriam.

O Sebrae define controle de estoque como procedimento adotado pelas empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de matérias-primas, mercadorias produzidas e/ou vendidas.

Em outras palavras, é o registro de tudo que sai e entra na empresa. Sim, isso pode parecer trabalhoso, mas esse controle ajuda o gestor de formas imprescindíveis, como:

● Otimizar o investimento com o estoque;

● Fazer estimativas de vendas;

● Fazer estimativas para pedido dos fornecedores;

● Fazer estimativas de produção;

● Descobrir os produtos que mais vendem e os que menos vendem.

Já deu para notar que são muitos os aspectos que tornam o controle de estoque uma etapa crucial dentro de qualquer empreendimento. Qualquer falha nesse setor pode causar um efeito catastrófico no fluxo de distribuição dos produtos.

Como fazer um controle de estoque de forma eficiente?

Existem inúmeras maneiras de fazer um controle de estoque, desde caderninhos e planilhas, até sistemas mais avançados. Isso depende da necessidade de cada empresa. Mas existem alguns passos que devem ser levados em consideração ao montar seu controle, como:

1-      Padronizar a área de armazenagem

2-      Realizar inventários

3-      Trabalhar com fornecedores de confiança

4-      Contratar um bom estoquista

Hoje em dia é difícil pensar em controle de estoque sem a ajuda de um sistema de gestão. Automatizar entradas e saídas de produtos é a melhor iniciativa para ter mais precisão e estabelecer uma gestão rígida desse fluxo.

Controles feitos manualmente têm mais interferência humana e podem gerar erros, retrabalho e, por fim, descontrole. Com um software de gestão eficiente, a equipe ganha tempo. Além disso, um software pode integrar todos os setores em uma só plataforma, permitindo cruzamento com informações de outros departamentos, como financeiro e vendas.

Qual o melhor sistema para fazer um controle de estoque?

Existem centenas de sistemas de controle de estoque disponíveis no mercado e cada um pode suprir essa necessidade de formas diferentes. Por isso separamos umas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o software de gestão certo para a sua empresa:

● Busque um sistema dentro do seu orçamento;

● Veja se o sistema oferece uma opção especializada para o ramo do seu negócio (restaurante, pet shop, lojas, etc.)

● Certifique-se de que o sistema possui a funcionalidades que você precisa, nesse caso um bom controle de estoque;

● Assegure-se de que o software pode se adaptar facilmente à estrutura da sua empresa;

● Veja se o sistema é simples o suficiente para que você e seus funcionários saibam usar.

A adoção de um sistema automatizado para o controle do estoque, como o nosso  AppelPDV Lite, proporciona uma percepção 360° dessa área e como ela afeta os demais segmentos dentro do seu negócio. Dessa forma, você terá acesso a relatórios ricos que vão contribuir para as tomadas de decisões e planejamento estratégico.

Veja agora como você pode otimizar o seu controle de estoque e aumentar a lucratividade da sua empresa com o AppelPDV Lite. Fale agora com um de nossos representantes no chat ou faça seu cadastro que entramos em contato com você. 

Confira outras notícias

Software de Gestão, Controle de Frotas
Automação Comercial
© 2017 Appelsoft.
Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco Página Inicial Ir ao Topo
Site produzido pela Netface