Como organizar as finanças da sua empresa em 4 passos

Data de publicação: 04/04/2018

Uma das maiores preocupações de gestores é a organização das finanças e isso não é por acaso. Muitas vezes, as empresas ficam tão focadas no crescimento da parte comercial que se esquecem de organizar outros setores, como o financeiro. Esse descaso pode engessar o desenvolvimento dos negócios, dificultar a tomada de decisão rápida e até ocasionar multas por descuido no pagamento ou erro nos cálculos dos tributos.

Se a organização financeira é algo que está causando desconforto na sua gestão, então confira algumas dicas para começar a otimizar as finanças da sua empresa.

1- Analise sua situação financeira atual

Antes de começar qualquer atividade que envolva a organização das finanças, é necessário verificar se a empresa está sendo lucrativa, se os produtos estão dando retorno e separar as contas a receber e a pagar. Esse planejamento prévio é fundamental para evitar o desequilíbrio financeiro futuro.

2- Nunca misture finanças pessoais com a da empresa

Mesmo que a organização seja pequena, em que o proprietário represente amplamente o negócio e responda os seus credores, podendo utilizar até mesmo recursos próprios para isso, não é conveniente misturar as contas da empresa com as pessoais.

3- Use ferramentas de organização financeira

Para garantir que as finanças estejam em dia e que sejam de fácil acesso, use ferramentas de organização financeira, como planilhas ou softwares de gestão comercial. O benefício dos softwares de automação comercial é que os dados ficam a disposição a qualquer momento e os cálculos são feitos automaticamente, fazendo o gestor ganhar tempo para administrar outros setores do negócio.

Confira algumas ferramentas usadas para otimizar a organização financeira de empresas:

Fluxo de Caixa: Permite o acompanhamento de todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Com essa ferramenta é possível controlar os compromissos a serem honrados no curto prazo e também permite a realização de projeções.

Controle de Comissões: Ferramentas que controlam comissões diminuem a realização de atividades manuais e automatizam a inclusão de informações financeiras.

Emissão de Orçamentos: Permite que sejam organizados e calculados os recursos de produção. Além disso, ajudam o gestor na decisão de utilizar os recursos de forma consciente.

Confira o Databusiness, o software que dispõe de todas essas ferramentas citadas.

4- Conheça os gastos do seu empreendimento

Verifique quais são os gastos fixos – aquelas que devem ser pagos todo o mês – e os variáveis, que dependem de outros fatores, como a encomenda de produtos, que obedece à demanda. Ao saber o valor do lucro que está comprometido com o pagamento de contas fixas e variáveis, é possível saber quando é uma boa hora para investir e fazer esse dinheiro render mais para melhorar o seu negócio.

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